2020/07/22

Notícias do dia

CTT explicam taxas e serviços nas importações e desalfandegamento; OnePlus apresentou o OnePlus Nord a começar nos €419; Jelly 2 é um smartphone Android 10 ultra-compacto de 3"; análise ao Huawei P40 lite E; os supostos vídeos via CPU no Task Manager do Windows; e ainda a app de tracking Stayaway Covid em Portugal que chega com questões e preocupações.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixem de participar no passatempo que vos pode valer uns earphones BT BlitzWolf Airaux AA-UM1. E, após quatro meses de interregno devido ao Covid-19, regressa o nosso meeting mensal já este sábado - em edição limitada a um máximo de 10 participantes.

Amazon gasta 6.9 mil milhões de dólares em publicidade



A publicidade tornou-se tão banal na internet que a maioria das pessoas já nem repara nela (ou passou a usar um ad-blocker). No entanto, nem sempre é fácil ter a noção do quanto é que isso implica para as empresas, e no caso da Amazon, garantir que tem a atenção do público é uma tarefa que a faz investir quase 7 mil milhões de dólares em publicidade por ano!

É um número astronómico que, posto de outra maneira, significa que a Amazon gasta em publicidade:
  • $573 milhões por mês
  • $18.8 milhões por dia
  • $785 mil dólares por hora
  • $13 mil dólares por minuto
  • $218 dólares por segundo

Em comparação, a Walt Disney e Google ficam -se pela  5ª e 6ª posições da tabela, com "apenas" 3.1 mil milhões de dólares gastos em publicidade por ano.


Auchan testa robot autónomo nas lojas



Quem visitar a loja Auchan de Alfragide poderá ver um robot autónomo a circular pela loja com o intuito de melhorar o serviço. Desenvolvido pela Trax, este robot poderá fornecer informações aos clientes (por exemplo, indicar onde está determinado produto), e também detectar falhas de stock nas prateleiras ou ausência das etiquetas de preço.

Numa segunda fase, espera-se dar ainda mais capacidades ao robot, para facilitar a recolha de produtos para encomendas online, e disponibilizar serviços de mapeamento. Se tudo correr como previsto, no próximo ano veremos estes robots a circular nas restantes 34 lojas Auchan espalhadas pelo país.


Kingston lança novos microSD Endurance para gravações contínuas

Os microSD podem parecer todos iguais mas na verdade não o são. Para além das velocidades de acesso há também modelos que são especializados para diferentes tipos de utilização. É esse o caso destes Kingston Endurance, disponíveis em versões de 32GB, 64GB e 128GB, com velocidades de até 95MB/s em leitura e 45MB/s em escrita.

Estes microSD foram concebidos para serem utilizados em câmaras de vigilância, dash cams, action cams, etc. onde possam estar sujeitos a longos períodos de gravação contínua, que poderia reduzir significativamente a longevidade dos microSD comuns.


Smartphones com 2GB de RAM obrigados a usar Android Go



Com a chegada do Android 11 a Google definiu novas regras para os equipamentos Android de entrada de gama. Smartphones com 2GB de RAM terão obrigatoriamente que usar o Android Go, e o mesmo se aplicará também aos modelos com Android 10 a partir do último trimestre do ano (mas com os modelos que já tiverem o Android 10 "completo" a permanecerem assim).

Relembro que o Android Go tem exactamente as mesmas capacidades do Android "normal", mas conta com afinações diferentes de modo a melhor se adequar a smartphones com hardware mais limitado. A Google deixa também de aceitar smartphones com 512MB para terem acesso oficial aos Google Mobile Services.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)