2020/07/23

Notícias do dia

MB Way com 25 transferências gratuitas por mês; Uber Eats alarga horários a 24 horas no Porto e Portimão; iPhones de 2022 com câmaras periscópicas; os fãs dos smartphones para jogos passam a ter mais dois modelos a considerar, o Asus ROG Phone 3 e o Lenovo Legion Duel; nas promoções temos um Power bank BlitzWolf BW-P10 10000mAh com carregador wireless integrado a €16; e a AT&T assusta clientes dizendo que têm que comprar novos smartphones pois os que têm irão deixar de funcionar.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixem de participar no passatempo que vos pode valer uns earphones BT BlitzWolf Airaux AA-UM1. E, após quatro meses de interregno devido ao Covid-19, regressa o nosso meeting mensal já este sábado - em edição limitada a um máximo de 10 participantes.

Facebook troca likes pelos seguidores nas páginas



O Facebook está a fazer alterações e a retirar o botão de like nas páginas do Facebook, em vez disso dando maior destaque ao elemento que será um melhor indicador do interesse da página: o número de seguidores.

A medida visa trazer uma maior justiça para as páginas, dispensando por completo o número de likes, que muitas vezes podem ser dados apenas como "favor" mas sendo acompanhados pelo "unfollow" da página. Ao dar destaque ao número de seguidores, as páginas passaram a mostrar o número de pessoas que realmente as considera suficientemente interessantes para merecerem a sua atenção.

Dito isto, relembro que também temos página no Facebook, e com o bonito cartão de visita de contar com mais seguidores do que likes - neste momento: 37076 likes, 37424 seguidores. :)


Hackers do Twitter acederem a mensagens directas de 36 contas



O Twitter continua a investigar e revelar detalhes sobre o ataque que sofreu, e depois de ter dito que os hackers não acederam às passwords agora informa que os terão acedido às mensagens directas de 36 contas das 130 que foram alvo de manipulação por parte dos atacantes - que publicaram mensagens fraudulentas de duplicação de bitcoins.

Independentemente da necessidade do Twitter ter que reforçar a segurança do acesso aos dados dos clientes - por exemplo, exigindo que fosse necessária a validação de pelo menos duas pessoas - continuo a ficar surpreendido por haverem pessoas que continuam a acreditar que alguém lhes iria duplicar o dinheiro em bitcoins e dispostas a arriscarem o seu próprio dinheiro nisso.


MediaTek revela Dimensity 720 com 5G integrado



Depois dos Dimensity 1000 e 800, a MediaTek anuncia um novo SoC destinado a facilitar o acesso ao 5G nos equipamentos de gama mais económica, o Dimensity 720. Produzido em processo de 7nm, este SoC octa-core (2x A7 + 6x A55) consegue ainda assim manter características interessantes e que fazem antever o caminho que mesmo os equipamentos mais baratos poderão seguir:  suporte para dual SIM, dados até 2.34 Gbps, suporte para ecrãs de 2520x1080 a 90Hz com HDR10+, câmaras até 64MP ou 20MP+16MP, suporte para assistentes de voz por hardware (com múltiplas frases de activação por voz), até 12GB de RAM.

A parte do ecrã parece-me ser sinal claro que os 90Hz passarão, no próximo ano a ser o patamar base aceitável para os ecrãs nos smartphones, com 120Hz a serem a referência normal nos de gama média alta (sem entrar nos 144Hz dos modelos gaming).


China lança com sucesso rover com destino a Marte



A China lançou com sucesso a missão Tianwen-1 com destino a Marte e que, se conseguir lá pousar com sucesso, representará um marco histórico. Até à data apenas a NASA conseguiu pousar rovers em solo marciano, e até lá fazer chegar sondas estáticas tem sido complicado (as duas tentativas europeias acabaram em desastre.

Também a caminho de Marte segue neste momento uma missão dos Emirados Árabes Unidos, que colocará um satélite para observar o clima marciano; e na próxima semana será a vez da NASA enviar o novo rover Perserverance, a 30 de Julho. Nunca tantas coisas estiveram a caminho de Marte ao mesmo tempo .


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)