2020/08/21

Notícias do dia

Actualização do Adobe Lightroom para iOS elimina fotos dos utilizadores; N26 responde aos utilizadores encravados no registo com um ano de atraso; Galaxy Note 20 Ultra com defeitos de montagem na câmara; Isolation.site deixa visitar sites suspeitos em segurança; nas promoções temos um carregador BlitzWolf BW-PL5 35W a €11 e um carregador solar Sunpower 50W a €21; e os ataques de ransomware já chegam ao whisky e navios de cruzeiro.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixem de participar no passatempo gadget da semana que vos pode valer uns earphones BlitzWolf BW-ES4.

Apple corta onde pode no iPhone 12 para compensar custo do 5G



A transição para o 5G vai encarecer substancialmente o custo dos componentes dos iPhone 11 e seguintes, motivo que está a levar a Apple a cortar no custo de outros componentes como forma de atenuar essa diferença. Segundo Ming-Chi Kuo, um dos locais onde a Apple irá poupar é na placa de gestão da bateria, que simplificou e conseguirá poupar cerca de 50% face às gerações anteriores, e que espera reduzir ainda mais no iPhone do próximo ano, com a transição para uma placa flexível que poderá voltar a reduzir 50% o custo face ao deste ano.

Dito isto, parece-me que a Apple terá que cortar em muitos mais sítios, já que o acréscimo de preço do 5G é estimado ser de $85 (ou $135 se tiver mmWave), e estas poupanças nas placas serão coisas de cêntimos ou poucos dólares.


Epic lança torneio de Fortnite anti-Apple



Com a Apple a não ceder às pressões da Epic, eis que esta avança com um torneio de Fortnite anti-Apple a 23 de Agosto. Um torneio onde os vencedores poderão ganhae skins e equipamentos como um portátil Alienware, um Galaxy Tab S7, um OnePlus 8, uma PlayStation 4 Pro, uma Xbox One X, ou uma Nintendo Switch - mas compreensivelmente, nenhum iPhone ou iPad.

No entanto, a data mais importante acabará por ser dia 27, dia em que chega a nova season de Fortnite e que estará inacessível para todos os jogadores em iOS. Resta saber se os jogadores compreenderão e ficarão do lado da Epic, ou levarão a mal estar a ser utilizados como forma de pressão contra a Apple.


Razer lança teclado e rato "discretos" em branco



Habitualmente associada a material para gamers, com a sua característica cor preta e verde fluorescente, a Razer expande-se agora para áreas onde possa ser necessária maior discrição, como mesas de trabalho em escritórios, com o seu novo teclado Razer Pro Type e rato Razer Pro Click.

Ambos são brancos (com iluminação branca no teclado), mas disponibilizam o mesmo tipo de material de qualidade já conhecido da marca, incluindo capacidade de funcionarem via Bluetooth e com até quatro equipamentos; assim como teclas com macros programáveis. Motivo pelo qual os preços também se mantêm dentro dos habituais na marca ($140 e $100 respectivamente).


Câmaras Sony já podem ser usadas como webcam



A Sony junta-se aos demais fabricantes de câmaras digitais e lança um programa para permitir a utilização das câmaras Sony como webcams. São suportados modelos que vão desde a A7S de 2014 às mais recentes A7R IV e A6600, assim como diversas DSC.

É pena que tenha sido necessária uma pandemia e meses de confinamento para que os fabricantes de câmaras se dignassem a disponibilizar uma funcionalidade que desde sempre deveria ter estado disponível de origem em todas as câmaras. Mas pronto, mais vale tarde do que nunca. Esperemos que para o futuro até se possa dispensar a necessidade de instalação de programas especiais, e se tenha a opção de reconhecer a câmara directamente como webcam.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)