2020/08/26

Notícias do dia

Chrome ganha grupos de tabs minimizáveis; temos um Firefox renovado no Android; estabilizador gimbal DJI OM4 aposta nos encaixes magnéticos; vendas de smartphones registam maior queda de sempre no 2º trimestre de 2020; Nintendo prepara nova Switch para 2021; e Nomad Base Station Pro mostra que carregamento wireless AirPower da Apple seria possível.

Antes de passarmos às notícias do dia, não te esqueças de participar no nosso passatempo gadget da semana que te pode valer um candeeiro LED de mesa BlitzWolf BW-LT16.

Musk vai mostrar interface Neuralink a 28 de Agosto



Elon Musk prometeu uma apresentação para esta semana em que irá mostrar um dos intrigantes interfaces cerebrais Neuralink, que permitirá ligar o cérebro a um computador. O interface, anunciado o ano passado, promete revolucionar a forma como interagimos com os computadores, numa primeira fase sendo destinada a pessoas com necessidades especiais, para quem essa interligação seja prioritária, como pessoas que precisem de membros robóticos, ou pessoas que necessitem de visão artificial - mas hipoteticamente tornando-se num procedimento tão comum que possa apelar a todo o tipo de pessoas que desejem beneficiar de tal ligação.

Estão a imaginar o que seria poder receber e enviar mensagens directamente "do cérebro" sem ter que ocupar as mãos, os olhos, ou sequer ditar mensagens em voz alta? Seria uma verdadeira telepatia digital... e já estou a imaginar todas as empresas que estarão a esfregar as mãos e a salivar perante a perspectiva de enviar spam directamente para o cérebro dos consumidores.


Messenger Rooms ganha backgrounds e acesso facilitado



O Facebook quer tornar mais apelativo o serviço de videochamada para grupos Messenger Rooms, e para isso aposta em tornar mais fácil o seu acesso. Criar a aceder a estas "salas de vídeo" passará a ser feito de forma bastante mais visível (imagino quantas pessoas nem sequer saberiam que o podiam fazer no Messenger), e também será possível escolher e criar backgrounds panorâmicos a 360º para os que preferem não mostrar demasiado do local onde se encontram - útil também para esconder potenciais desarrumações em casa.

O acesso facilitado deverá começar a surgir nas apps Android e iOS já a partir de hoje, mas os backgrounds panorâmicos poderão demorar ainda algumas semanas até chegarem a todos os utilizadores.


Nvidia RTX 3090 virá com 20GB de RAM



A Nvidia vai revelar a sua próxima geração de GPUs no início de Setembro, mas ficamos desde já a saber que o modelo topo de gama será a RTX 3090, que contará com 20GB de memória. Um valor que até faz com que o anterior modelo considerado topo de gama, a RTX 3080, pareça sofrer de um complexo de inferioridade já que virá com apenas 10GB (mas assim dando espaço para o lançamento futuro de versões melhoradas como RTX 3080 Super com 16GB ou 20GB).

Infelizmente ainda não se sabe o que se poderá esperar da RTX 3070, o modelo que melhor se enquadrará no orçamento da maioria dos jogadores já dispostos a investir "bastante" numa placa gráfica - sendo que o que fica desde já garantido é que a RTX 3090 irá custar mais que o suficiente para se comprar uma Xbox Series X mais uma PS5, e certamente ainda dar para comprar um televisor jeitoso.

... E até virão com uma nova ficha de alimentação.




Apple prepara programas com realidade aumentada no Apple TV+



Depois da aposta na realidade aumentada nos iPhones, a Apple vai expandir isso com programas em realidade aumentada no seu serviço Apple TV+, funcionando em antecipação aos esperados óculos de realidade aumentada que se espera que venha a lançar em 2022.

Por agora isso seria feito ao estilo de conteúdos bónus adicionais, permitindo que durante certos programas os espectadores pudessem ter acesso a elementos em realidade aumentada directamente nas suas salas (ou onde estiverem). Algo que começaria como uma espécie de curiosidade para mostrar aos amigos, mas que eventualmente poderia ir evoluindo para coisas mais sérias e funcionais, que se adequariam perfeitamente aos óculos quando forem lançados. (Afinal, de que servirão óculos de realidade aumentada se depois não houver nada de interessante para lhes dar uso?)


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)