2020/08/18

TestFlight serve como App Store alternativa sem as regras da Apple


O TestFlight destina-se a funcionar como ferramenta de apoio para teste de apps em desenvolvimento para iOS, mas para um número crescente de developers está a tornar-se na alternativa à App Store onde podem ficar livres das regras da Apple.

São mais que conhecidas as muitas regras e imposições da Apple relativas à aceitação de uma app na App Store. No caso de developers que apenas estão interessados em fazer pequenas apps, a tarefa torna-se ainda mais complicada, pois a Apple pode simplesmente considerar que são apps "sem interesse". Daí que muitos estejam a recorrer ao TestFlight para usarem as suas próprias apps e também as fazerem chegar a amigos e conhecidos, dispensando a validação da Apple.

O TestFlight é uma plataforma de teste de apps (que a Apple comprou e tornou sua depois de se ter feito notar no iOS), que funciona como o equivalente ao programa de apps beta na Play Store, e com a grande vantagem de dar total liberdade ao developer quanto às apps que quiser fazer e distribuir. A única limitação é que cada app fica sujeita a um limite máximo de 10 mil utilizadores. Um limite que acaba por não ser problema para estes developers, que quase sempre apenas partilharão as suas apps com amigos e colegas, ou eventualmente com alguns dos seus seguidores na internet.



Eventualmente, a Apple poderá vir a ser obrigada a facilitar o acesso de apps aos seus equipamentos sem passar pela App Store. Mas enquanto isso não acontece, não deixa de ser curioso que alguns developers já o façam... embora apenas para lotes de 10 mil utilizadores.

1 comentário:

  1. Eles agora tem o Apple Business Manager... que te permite ter uma store privada... no entanto todo o processo de adesão e publicação e depois partilha da app.... é doloroso para qualquer developer... para o utilizador comum então é simplesmente impossivel.

    ResponderEliminar