2020/09/01

Notícias do dia

A app Stayaway Covid e as perguntas sem resposta; Apple espera vender 75 milhões de iPhones 12 este ano; Waze ganha voz do Batman e Riddler; vimos uma Nintendo Wii convertida para Game Boy; nas promoções temos o Xiaomi Mi 10 a €466; e ainda vimos como é fácil criar um deepfake "Baka Mitai".

Antes de passarmos às notícias do dia, não te esqueças de participar no nosso passatempo gadget da semana que te pode valer uma luz nocturna BlitzWolf BW-LT10. Sendo início do mês, é também uma excelente altura para aderires ao nosso Clube AadM+.

Tesla escapa a ataque de ransomware



A Tesla livrou-se de um ataque de ransomware que teve uma abordagem mais clássica e menos tecnológica do que é habitual: um indivíduo russo tentou subornar um funcionário da Tesla para que instalasse o ransomware na Gigafactory de Nevada, oferecendo-lhe 1 milhão de dólares. Só que em vez de aceder ao pedido, o funcionário denunciou o indivíduo à Tesla e ao FBI.

Não posso deixar de pensar: quantos outros patrões se sentiriam confiantes de que os seus funcionários resistiriam à oferta de 1 milhão de dólares para fazerem uns cliques na rede interna da empresa? Espero que Elon Musk pelo menos ofereça um Model X ou Model S ao funcionário em causa. :)


Tesla mostra Gigafactory de Shangai


A Tesla continua com o objectivo de criar uma fábrica completamente automatizada, e cada nova linha de produção que vai fazendo vai dando mais uns passos nesse sentido. Embora a Gigafactory de Shangai ainda não tenha atingido esse objectivo, terá certamente permitido aprender mais umas coisas que serão implementadas na Gigafactory na Alemanha e no próxima Gigafactory no Texas.




Google Images facilita licenciamento de fotos

Depois de ter removido o acesso directo às fotos em tamanho original, a Google volta a fazer alterações na pesquisa de imagens, exibindo de forma ainda mais visível o tipo de licenciamento que as imagens têm, e podendo dar acesso directo para o licenciamento das mesmas.


Será algo que os serviços de licenciamento de imagens irão apreciar, mas felizmente quem desejar continuar a usar imagens gratuitas também tem essa opção. Bastando ir às ferramentas de pesquisa, onde para além do tipo de imagem e tamanho, poderá seleccionar que só quer imagens que estejam disponíveis com licenças Creative Commons (ou só comerciais, se assim quiser).


Nova ferramenta diz ser capaz de seguir transacções de Monero



Um dos pilares bases do Monero está a ser posto em causa, devido a uma nova ferramenta que diz ser capaz de seguir as transacções desta criptomoeda. O Monero foi criado especificamente para garantir o total anonimato dos utilizadores e das transacções, assegurando que seria impossível saber qual a origem ou destino de uma transacção - uma garantia que depressa o tornou na criptomoeda de eleição para todo o tipo de actividades duvidosas.

Mas agora isso é posto em causa, com a CipherTrace, empresa especializada em fazer análise de transacções em criptomoedas, a dizer que criou uma ferramenta que é capaz de seguir transacções Monero e que será utilizada pelo DHS norte-americano. Por seu lado, os defensores do Monero dizem continuam cépticos quanto às capacidades desta nova ferramenta, dizendo que ainda está por determinar que tipo de análise ou dados é que ela conseguirá obter.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)