2020/09/02

Notícias do dia

Painéis solares e isolamento com ajuda até €7500 para casas anteriores a 2006; Samsung apresentou o Galaxy Z Fold 2; Nvidia revelou as novas RTX 3090 / 3080 / 3070; Google Photos com envio gratuito dos álbuns impressos; Apple e Google dispensam apps para alertas do Covid-19; e Cartel Mexicano converte drones em bombas voadoras.

Antes de passarmos às notícias do dia, não te esqueças de participar no nosso passatempo gadget da semana que te pode valer uma luz nocturna BlitzWolf BW-LT10. Sendo início do mês, é também uma excelente altura para aderires ao nosso Clube AadM+.


Condutores deixam smartphones pendurados em árvores para apanharem trabalho



Quem passar nalguns locais nos EUA pode deparar-se com um estranho fenómeno que até os poderá fazer pensar que os smartphones nascem em árvores. Mas não é o caso, é apenas a mais recente táctica de condutores de serviços de entrega, que trabalham para a Amazon ou outras lojas, para tentarem apanhar mais serviços.

Estes condutores funcionam num esquema estilo o da Uber, mas onde para fazerem face à concorrência de outros condutores, colocam smartphones mesmo à porta dos armazéns e pontos de recolha, com a esperança de que o algoritmo lhes dê prioridade por estarem "à porta". Parece que isto até já levou ao surgimento de alguns "empreendedores" que se dedicam apenas a conseguir os pedidos, e depois sub-contratam outros condutores para fazerem as entregas, ficando com uma comissão.

Actualização: Parece que a Amazon já pôs um ponto final nesta táctica.

Samsung lança projectores laser 4K de curta distância



Quem gostar de ver filmes em grande mas não tiver espaço para a colocação de um projector poderá ficar interessado nos novos projectores "The Premiere" da Samsung. São modelos de curta distância, que podem ficar literalmente encostados à parede, e que podem projectar imagens 4K de 120 e 130" com tecnologia triple laser e suporte para conteúdos HDR.

Têm uma luminosidade máxima de 2800 lm, que deverão ser mais que suficiente para garantir uma excelente qualidade de imagem em salas escurecidas.


Twitch alarga Prime Video watch parties a todos



Depois de ter estado limitado apenas para streamers nos EUA, o Twitch expande a capacidade de partilhar conteúdos do Amazon Prime Video com os seguidores, para que todos* possam ver um filme ou série em conjunto numa "watch party".

Todos* - desde que tanto o streamer como os seguidores sejam clientes Amazon Prime ou Prime Video, e que de qualquer modo já teriam acesso a esses conteúdos. Senão, seria uma excelente forma de contornar o pagamento do serviço e dar acesso gratuito aos filmes e séries que por lá se encontram. Dito isto, por cá a Amazon continua sem englobar o serviço Twitch no Amazon Prime - nem tão pouco se digna a disponibilizar as faixas áudio originais para todos os filmes e séries via Amazon Espanha - fazendo com que por vezes tenhamos que dispensar algo que até gostaríamos de ver, mas que está apenas disponível com dobragem em espanhol.


Apple, Google e Amazon aumentam preços na Europa



A Apple, Google e Amazon estão a anunciar o aumento de preços em coisas como a publicidade, comissões a vendedores e acesso a programas de developer, por conta da aplicação das taxas europeias sobre serviços digitais.

Ou seja, aquilo que em teoria seria uma forma de ir buscar mais uns milhões aos gigantes tecnológicos norte-americanos, acaba na prática por funcionar como mais uma taxa imposta aos consumidores europeus, sendo eles que acabarão por pagar a conta (e sendo fácil de imaginar que com estes ajustes, as ditas empresas ainda consigam ir buscar um pouco mais de lucro).


Curtas do dia


Resumo da madrugada

1 comentário:

  1. O Macbook 12" já tem uma board tão pequena que só faz sentido ser ARM

    ResponderEliminar