2020/09/22

Widgets e temas visuais fascinam utilizadores de iPhones


Com a chegada do iOS 14 veio também uma revolução nos ecrãs principais dos iPhones, que redescobriam os prazeres de mudar o aspecto dos icons das apps e a utilização de widgets.

Estamos em 2020, e com a chegada do iOS 14 os utilizadores com iPhones estão a descobrir aquilo que os utilizadores Android conhecem há anos: a possibilidade de mudar por completo a aparência dos seus smartphones. Com o suporte de widgets no home screen, os utilizadores iOS têm a vida facilitada (em parte) caso queiram alterar os icons das suas apps, e com isso criarem um iOS com aspecto único e personalizado.


O processo não é, no entanto, tão simples quanto se possa imaginar. É que na prática cada icon de cada app tem que ser substituído por um widget (que podem criar com o Widgetsmith) ou atalho para uma acção no Shortcuts da Apple que faz o lançamento da respectiva app, mas que tem como vantagem possibilitar que seja usada qualquer imagem à escolha do utilizador.

Com um pouco (muita?) de paciência, bastará ir repetindo o processo para cada app que se deseje, com resultados que podem ser bastante criativos - ou nem por isso.


P.S. De notar que ao tocarem nos icons terão o atraso adicional de iniciar a acção e efectuar a automação do arranque da app; pelo que não será propriamente recomendado para quem quiser manter a velocidade habitual a que está habituado. No entanto, com tal interesse pela coisa, não fica posta de parte a hipótese de, lá para o iOS 16 ou 17, a Apple implementar suporte oficial para temas personalizados no iOS.

Actualização: A Apple veio dar uma ajuda no iOS 14.3 beta 2, dispensando a abertura da app Shortcuts.

7 comentários:

  1. Imaginem quando os utilizadores de iPhones descobrirem temas de ícones.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais rápido a Apple lança um Update com isso do que os oems atualizem os seus equipamentos para.versao mais recente do android

      Eliminar
  2. Ainda bem que a Apple atualiza o seu sistema operativo muito rapidamente aos seus clientes...em todos os seis telefones....mas não e isso que aqui se fala...falamos de funcionalidades que fascinam os utilizadores de iPhone ...que fascinaram os utilizadores de Android há anos...

    ResponderEliminar
  3. É uma chatice ter um iPhone

    ResponderEliminar
  4. Finalmente a Apple está a evoluir a nível OS, acompanhando o Android que já possui widgets e ícones personalizados há pelo menos uma década se não erro...

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar