Para os iPhone 12 a Apple lançou um carregador wireless MagSafe com sistema de alinhamento magnético, e aumentou a capacidade de carga para os 15W. Infelizmente, a Apple esqueceu-se de referir que para se tirar partido disso, não bastará utilizar qualquer carregador com mais de 15W, mas sim o seu novo carregador de 20W. Tentar usar qualquer outro carregador resulta em potências de carregamento inferiores, sendo que mesmo quando se usa o carregador Apple de 96W do MacBook Pro o MagSafe se fica pelos 10W em carregamento de um iPhone 12. E o mesmo acontece quando se usam carregadores de alta-potência de outros fabricantes, incluindo carregadores da Anker e Aukey.
Segundo este teste do MagSafe com diversos carregadors, e com um iPhone 12, os resultados são os seguintes:
- Apple 20W Power Adapter - 15W
- Apple 18W Power Adapter - 13W
- Apple 96W MacBook Pro Power Adapter - 10W
- Anker 30W PowerPort Atom PD 1 - 7.5W a 10W
- Aukey 65W Power Adapter - 8W a 9W
- Pixel 4/5 Charger - 7.5W a 9W
- Note 20 Ultra Charger - 6W a 7W
Além do mais, mesmo com a combinação ideal, assim que o iPhone começa a aquecer a potência de carregamento é reduzida para os 10W, situação que acaba por ser quase uma constante no caso de se usar o iPhone com uma capa de protecção.
Adicionalmente, também ficou comprovado a outra parte estranha do MagSafe, pois se o utilizarmos com um iPhone 11 ou iPhone 8, apenas consegue fazer o carregamento a 5W, e com smartphones Android o MagSafe cai para valores praticamente inúteis de 1.5W.
Conclusão: para uma marca que justificou a remoção dos carregadores da caixa dos iPhones como forma de promover um futuro mais sustentável, criar um carregador que é incompatível com os seus carregadores antigos, com os iPhones antigos, e com os demais smartphones Android com carregamento wireless no mercado, parece demonstrar que a sustentabilidade vista pela Apple não é bem aquilo que se esperava.
Parece que a União Europeia vai ter de legislar para acabar com esta palhaçada da Apple e eventuais outras empresas. Tem de parar de permitir a falta de compatibilidade entre dispositivos nos carregadores só para satisfazer os apetites vorazes por lucros dos accionistas destas empresas. Se o dispositivo permite receber até 15W tem de aceitar os 15W independentemente de quem fabrica o carregador, desde que o mesmo tenha tal capacidade, o padrão a seguir deve ser universal para conveniência das pessoas e um bocadinho (pouco) para reduzir a poluição ambiental.
ResponderEliminarnem mais
Eliminare quanto ao rendimento do carregamento via wireless, alguém sabe dizer como é que está a tal tecnologia, em busca da sustentabilidade?
ResponderEliminarNão tem que ser o novo carregador da Apple de 20W, mas o carregamento a 15W do MagSafe do iPhone 12 tem que cumprir certas características técnicas.
ResponderEliminarQuem quiser saber os detalhes tem aqui uma explicação:
https://appleinsider.com/articles/20/10/29/the-real-story-behind-magsafe-usb-c-pd-and-why-you-need-a-20w-ac-charger