2020/10/30

Notícias do dia

Mercado de smartphones recupera e Xiaomi ganha à custa da Huawei (e ultrapassa Apple); Google lança jogo Doodle Halloween 2020; análise ao Devolo Powerline Magic 2 DINrail ; Snappea faz download de vídeos e músicas do YouTube; developers do jogo Cyberpunk 2077 com ameaças de morte após novo adiamento; e filmes comprados no Amazon Prime Video podem desaparecer a qualquer momento.

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos novo passatempo que te pode valer uns earphone BT Xiaomi Redmi Airdots 2; e está também a decorrer o passatempo 13º aniversário AadM com oferta de um Poco X3 NFC.

Google e Apple actualizam detecção de proximidade Covid-19

Com os casos de Covid-19 a dispararem em Portugal (e em muitos outros países), a Google e Apple fizeram uma actualização à sua API de monitorização de contactos que serve de base a inúmeras apps nacionais, incluido a que é utilizada em Portugal. Esta actualização visa fazer uma medição mais correcta da distância entre as pessoas em casos que o sinal varie significativamente, sendo esperado que acabe por marcar mais pessoas como estando próximas.

É um daqueles casos em que os investigadores preferiram jogar pelo seguro, mas também seria interessante que, perante o aumento exponencial que se tem registado, que por cá fossem divulgados dados sobre o efeito que a app tem tido; e quantos casos efectivos e falsos positivos tem gerado.


Google One com VPN nos planos de 2TB

Se estavam curiosos por saber porque é que a Google ainda não tinha avançado com um serviço de VPN, aqui fica a resposta. Os planos Google One com 2TB de espaço passarão a incluir o serviço de VPN da Google.

Por agora o serviço será apenas para Android, mas irá ser alargado ao iOS, Windows e Mac nos próximos meses. Da mesma forma, por agora o serviço arranca apenas nos EUA, mas também com promessa de que irá chegar a mais países no futuro. Sinceramente, não sei porque motivo a Google demorou tanto tempo a fazer isto, já que era algo que se esperava há muito.

Imagino também que seja uma questão de tempo até que o serviço acabe por ser disponibilizado também às modalidades mais económicas do Google One. Uma compra estratégica e que chega num momento crucial em que se espera um regresso às modalidades de trabalho / ensino à distância


Corsair compra EpocCam

A Corsair comprou a EpocCam, a popular app que transforma iPhones e iPads em webcams para usar em Windows e macOS.

A app será integrada sob a alçada da gama Elgato de produtos vídeo, e já aparece na App Store como sendo uma app da Corsair. É de imaginar que ao longo das próximas semanas receba actualizações para melhor se integrar com os restantes produtos da sua nova família.


Samsung lança SmartThings Find


Procurando antecipar-se à apresentação das AirTags da Apple, a Samsung avançou com o SmartThings Find, um serviço de localização que expande o Find My Mobile, para agora poder encontrar também os Galaxy Buds, Galaxy Watches, e eventualmente outros equipamentos, usando Bluetooth e tecnologia UWB para posicionamento mais preciso.

Equipamentos que estejam desligados há mais de 30 minutos começarão a emitir um sinal de localização via Bluetooth que pode ser recebido por equipamentos (sem necessidade de estarem emparelhados), para permitir que sejam encontrados pelos donos legítimos.

Ao estilo do sistema de Covid-19 criado pela Apple e Google, espero que seja uma questão de tempo até que um sistema de localização de objectos perdidos possa também ser implementado de forma universal por todos os fabricantes.



Curtas do dia


Resumo da madrugada

4 comentários:

  1. Existe alguma coisa para Android do tipo dessa "EpocCam"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabei de verificar que existe uma versão Android.

      Eliminar
    2. ...mas que aparentemente já não está acessível... :(

      Eliminar
    3. Existem várias. DroidCam por exemplo:
      https://play.google.com/store/apps/details?id=com.dev47apps.droidcam

      Eliminar