2020/10/29

Zoom com encriptação end-to-end nas contas gratuitas

O Zoom disponibiliza finalmente a opção de encriptação end-to-end nas contas gratuitas, mesmo a tempo para um novo período de potencial confinamento por conta do Covid-19.

O Zoom foi um dos serviços que mais beneficiou com a vaga inicial do Covid-19, passando de um serviço que praticamente conhecia, para um que passou a ser tão popular que o seu nome se tornou sinónimo de video-chamadas em grupo - e fazendo com que muitos outros serviços de empresas mais conhecidas, como a MS e Google, tivessem que se adaptar para o tentar acompanhar.

Mas o Zoom não era perfeito, e a demonstrá-lo está o facto de, passados tantos meses, só agora estar finalmente a resolver algumas das coisas que eram criticadas, como a falta de encriptação total nas videochamadas - coisa que só agora fica disponível para as contas gratuitas, mas com algumas restrições.

Videochamadas encriptadas não terão acesso às gravações na cloud, transcrição em tempo real, e reacções. Também não será possível ter participantes a juntarem-se via telefone, ou mandarem mensagens privadas entre participantes. Limitações que já seriam de esperar. No entanto, há ainda outros requisitos que dificultarão o acesso a esta modo encriptado, pois para o poder usar numa conta gratuita será também necessário registar um numéro de telefone para validar a conta, e adicionar informação de pagamento. Algo que a Zoom diz ser necessário para "evitar abusos".

Penso que estes dois últimos elementos serão o maior entrave a utilizar estas novas videchamadas encriptadas; mas será esse o preço a pagar para se poder ter videochamadas que, supostamente, estarão a salvo de potenciais escutas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)