2020/11/22

Apple abre as portas ao Windows nativo nos Mac M1

Com os novos Macs com chip M1 a dificultarem a vida à Intel, a Apple diz que ter um Windows nativo a correr no M1 é algo que só depende da Microsoft.

Depois de envergonhar a Intel com os resultados do seu chip M1, a Apple pisca agora o olho à Microsoft para que se aventure a lançar um Windows que corresse nativamente nestes Macs, colocando um ponto final na hegemonia "Wintel" que tem durado há décadas. Craig Federighi diz que não há qualquer entrave a ter um Windows nativo a correr no M1, e isso nem sequer seria demasiado complicado uma vez que a MS já tem um Windows preparado para correr em chips ARM e também com emulação de x86 para correr as apps tradicionais.

A questão é que, até à data, nenhuma das máquinas Windows com ARM foi capaz de sobressair da forma que os Macs M1 têm feito - o que deixa no ar a pergunta sobre se realmente o problema estará no hardware, ou se será simplesmente a implementação do Windows em ARM que não foi feita de forma eficiente. Se a MS lançar um Windows para os Mac M1, seria possível ver exactamente até que ponto é que apenas o sistema faria diferença.

Seria imensamente caricato se, daqui por mais três ou quatro anos, grande parte dos PC Windows que fossem vendidos, acabassem por ser máquinas Apple!

5 comentários:

  1. A Apple é muito esperta...
    A Intel descarrilou...
    A Microsoft rói qualquer osso...

    ResponderEliminar
  2. Para correr o Windows de forma nativa num Mac com M1 - depende da Microsoft. Num PC (não Mac) com M1 (ou M2, M3) também.

    Depende também do preço do SoC. Mas como o GPU do M1 tem um desempenho assinalável, pode ser que o preço M1 compense o preço do processador Intel/AMD + placa gráfica dedicada.

    Quem sabe também se a Qualcomm não é capaz de copiar devidamente o M1 (copiar dá muito nas vistas, é melhor comprar as licenças), para os PCs não ficarem infetados com um SoC da Apple?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Qualcomm já tinha feito um chip ARM para portáteis Windows, o Snapdragon 8cx. Parece é não ter conseguido ganhar grande tracção... mas suspeito que vai começar a receber mais interesse com esta chegada do M1.

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Decididamente, uma novela para seguir...

    ResponderEliminar