Com os novos Macs com chip M1 a dificultarem a vida à Intel, a Apple diz que ter um Windows nativo a correr no M1 é algo que só depende da Microsoft.
Depois de envergonhar a Intel com os resultados do seu chip M1, a Apple pisca agora o olho à Microsoft para que se aventure a lançar um Windows que corresse nativamente nestes Macs, colocando um ponto final na hegemonia "Wintel" que tem durado há décadas. Craig Federighi diz que não há qualquer entrave a ter um Windows nativo a correr no M1, e isso nem sequer seria demasiado complicado uma vez que a MS já tem um Windows preparado para correr em chips ARM e também com emulação de x86 para correr as apps tradicionais.
A questão é que, até à data, nenhuma das máquinas Windows com ARM foi capaz de sobressair da forma que os Macs M1 têm feito - o que deixa no ar a pergunta sobre se realmente o problema estará no hardware, ou se será simplesmente a implementação do Windows em ARM que não foi feita de forma eficiente. Se a MS lançar um Windows para os Mac M1, seria possível ver exactamente até que ponto é que apenas o sistema faria diferença.
Seria imensamente caricato se, daqui por mais três ou quatro anos, grande parte dos PC Windows que fossem vendidos, acabassem por ser máquinas Apple!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
A Apple é muito esperta...
ResponderEliminarA Intel descarrilou...
A Microsoft rói qualquer osso...
Para correr o Windows de forma nativa num Mac com M1 - depende da Microsoft. Num PC (não Mac) com M1 (ou M2, M3) também.
ResponderEliminarDepende também do preço do SoC. Mas como o GPU do M1 tem um desempenho assinalável, pode ser que o preço M1 compense o preço do processador Intel/AMD + placa gráfica dedicada.
Quem sabe também se a Qualcomm não é capaz de copiar devidamente o M1 (copiar dá muito nas vistas, é melhor comprar as licenças), para os PCs não ficarem infetados com um SoC da Apple?
A Qualcomm já tinha feito um chip ARM para portáteis Windows, o Snapdragon 8cx. Parece é não ter conseguido ganhar grande tracção... mas suspeito que vai começar a receber mais interesse com esta chegada do M1.
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarDecididamente, uma novela para seguir...
ResponderEliminar