2020/12/10

Google usa Gmail para fazer "chantagem" sobre partilha de dados

Os utilizadores do Gmail estão a ser confrontados com novo pedido / exigência para o uso de dados, para melhorar os serviços Google.

Não é segredo que a Google recolhe imensa informação sobre todo e cada utilizador (uma visita ao Google Takeout para pedir os nossos dados pode ajudar a ficar com uma melhor ideia disso), mas sendo algo que ao estilo de outros serviços na internet, é feito "nos bastidores", e do lado dos utilizadores a única face visível é que as coisas funcionem como funcionam. Por qualquer motivo (talvez uma qualquer nova exigência europeia - actualização: confirma-se que é isso, ver actualização no final) a Google está a apresentar um novo pedido de consentimento para o uso e partilha desses dados, e faz com que essa questão seja relembrada aos utilizadores.

Ao entrar no Gmail, muitos utilizadores estão a ser confrontados com uma janela que lhes pergunta se querem manter as "smart features" que permitem ter acesso a coisas como a separação automática do email por categorias, sugestão de texto inteligente nos emails, informação adicional sobre envios, etc. Enfim, o tipo de coisas que a maioria dos utilizadores já estará habituada que o Gmail faça - mas que está dependente da Google vasculhar os nossos emails para saber ainda mais coisas sobre a nossa vida. E é seguido de uma segunda janela a pedir autorização para que esses dados possam ser partilhados com os restantes serviços Google.

Ora bem, isto acaba por ser uma não questão, já que quem se arriscar a dizer que não aceita estas funcionalidades verá o seu Gmail (e demais serviços) regredirem a um ponto em que os tornará praticamente inutilizáveis ou, no mínimo, muito mais limitados.

Mais preocupante é que embora a Google relembre que quem não aceitar estas condições, poderá activá-las mais tarde nas definições do Gmail; mas depois de as terem activado, a opção para as desactivar desaparece, impedindo que no futuro possam vir a mudar de ideias (actualização: afinal continuam acessíveis).

Desde o tempo em que a Google fez questão de remover o seu famoso Don't be evil que a relação de confiança da empresa com os utilizadores tem piorado; e infelizmente, situações como esta, que começam a não deixar margem para dúvidas de que o principal propósito da Google e dos seus serviços é recolher o máximo de informação possível sobre os utilizadores - e agora até a pedir que os utilizadores paguem por isso.


Actualização: Já está explicada a origem deste pedido para a Google fazer no Gmail aquilo que sempre fez. Há efectivamente nova legislação europeia que vai entrar em vigor a 20 de Dezembro, e que vai proibir que os serviços de email possam "espreitar" os emails dos utilizadores sem o seu consentimento expresso.

6 comentários:

  1. Iep… Lamentável…
    Na opção dos "outros produtos" até se dão ao descaramento de ressalvar que podem deixar de dar alertas sobre os prazos de pagamento das faturas!!!!! ..da-se!
    A grande questão, também é, se desativando isso, realmente fica inativo… Ou se levamos apenas com areia nos olhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente fazem na mesma a recolha de dados mas não em benefício do utilizador

      Eliminar
  2. Chantagem? Estão a perguntar se queres partilhar os dados e em troca eles dão uma experiência personalizada. Como é que era suposto a Google dar-te essas ferramentas se não pedisse os teus dados? Tu tens a escolha. Acho que precisam de rever o significado de "chantagem" ao Priberam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chantagem: Pressão para conseguir alguma coisa (ex.: chantagem emocional; chantagem sentimental).

      Eliminar
  3. Eu desativei na minha conta e até agora, a única coisa que noto de diferente é que deixei de ter o separador "Mensagens importantes" acima das restantes mensagens.

    De resto, como também não dava muita (nenhuma!) utilidade às outras funções, acho que irei conseguir viver sem isso.

    ResponderEliminar
  4. Tudo isto começa a cheirar mal logo se vai ver o que isto vai dar mas o que sei é que privacidade não existe

    ResponderEliminar