2020/12/10

GNR detém burlões do MB Way

O MB Way fica um pouco mais seguro, com a detenção de vários burlões na zona do Alentejo que se dedicavam a enganar pessoas com este método de pagamento.

Depois de em Junho ter sido desmantelada uma rede de burlões MB Way, temos agora nova operação que levou à detenção de cinco pessoas na região do Alentejo, e que já tinham amealhado mais de 100 mil euros à custa de operações fraudulentas via MB Way.

Embora penalizado pela aplicação de taxas e comissões, o MB Way continua a ser uma das formas preferenciais para fazer pagamentos em Portugal. Infelizmente, essa popularidade e promessa de operações simplificadas, torna-o também num canal de ataque preferencial para burlões. Felizmente, as autoridades têm estado atentas, e as investigações têm dado resultado.

As tácticas de burla mais comuns no MB Way consistem em enganar pessoas de forma a que estas associem os seus cartões bancários a um número de telefone do burlão, permitindo que este tenha acesso à sua conta; ou então tentando baralhar as vítimas com pedidos de dinheiro em vez de envio de dinheiro.

Mesmo com estas detenções, continua a ser imprescindível que se esteja muito atento a este tipo de burlas, pois garantidamente existirão muitos mais a continuar a tentar aliviar a carteiras dos utilizadores mais incautos. E, igualmente importante, se alguma vez forem vítimas de um destes esquemas, façam questão de reportar o caso às autoridades.

1 comentário: