2020/06/18

Notícias do dia

Renovação simplificada do cartão do cidadão por SMS; EMUI 10.1 chega este mês a smartphones Huawei na Europa; Twitter ganha tweets de voz no iOS; Adobe abandona Flash no final do ano; Android 11 vem com "caixote do lixo" para recuperar fotos e vídeos eliminados por engano; e vulnerabilidades Ripple20 vão causar caos na Internet of Things.

Antes das notícias do dia, não te esqueças de participar no passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer uns earphones Bluetooth Xiaomi Redmi Airdots S.

GNR apanha rede de burlas MB Way



Embora esteja longe de ser um problema resolvido, é bom ver que as autoridades nacionais têm estado atenta à proliferação dos casos de burlas via MB Way, em que indivíduos se tentam aproveitar do desconhecimento de terceiros para conseguirem acesso às suas contas Multibanco, para lhes poderem roubar dinheiro ou, mais recentemente, com a técnica de pedir dinheiro em vez de enviar dinheiro.

A GNR deteve 9 indivíduos em Campo Maior, com mais 16 pessoas a serem constituídas arguidas, e que se dedicavam a este tipo de burla. É de esperar que se assista a uma redução dos telefonemas de burlões MB Way nos próximos tempos... nem que seja apenas temporária.


Qualcomm revela Snapdragon 690 com 5G



A Qualcomm já revelou o seu novo chip Snapdragon 690, que se deve tornar na opção de eleição para os equipamentos de gama média, contando com novos cores A77, GPU 60% mais rápido que a geração anterior, e que também suporta coisas como fotos com até 192 MP, e ecrãs de até 120 Hz.

Mas, o principal factor de atracção é o facto de contar com modem 5G integrado (o X51), com suporte para as frequências a nível mundial (com excepção das mmWave, cuja adopção também tem sido reduzida fora dos EUA), e permitindo velocidades teóricas de até 2.5Gbps em download e 1.2Gbps em upload. Velocidades que, tal como as velocidades máximas teóricas do 4G, dificilmente deverão ser vistas no mundo real.


Reino Unido abandona contact tracing próprio e adopta o da Apple + Google



Depois de ter gasto milhões a desenvolver a sua própria app de contact tracing para o Covid-19, o Reino Unido muda de ideias e vai gastar mais uns milhões a adoptar o sistema implementado pela Apple e Google, que facilita o processo de implementação deste serviço e garante o seu funcionamento entre Android e iPhones - já que, de outra forma, as apps de contact tracing se tornam praticamente inúteis em iOS.

Embora permaneçam as críticas quanto à eficácia do sistema - o contact tracing pode marcar pessoas como estando em contacto mesmo estando separadas por paredes ou divisórias; e há todas as questões sobre potencial invasão de privacidade - o sistema da Apple e Google é considerada uma das que melhor protege a privacidade dos utilizadores. Dito isto, continua a ficar tudo dependente da (pouca?) vontade dos cidadãos instalarem, ou não, estas apps.


EUA abandonam negociações de taxa digital da UE - com ameaças



Numa medida infelizmente comum no governo de Trump, os EUA simplesmente abandonaram as negociações com a UE relativas à intenção europeia de criar uma taxa digital a aplicar aos gigantes tecnológicos que são principalmente norte-americanos: Facebook, Google, Apple e Amazon. No entanto, é um abandono feito com ameaças, avisando desde logo que haverá retaliações no caso da Europa aplicar taxas que penalizem as empresas norte-americanas.

A não ser que nas próximas eleições os norte-americanos optem por eleger um presidente com mais tacto dipomático, parece-me que no próximo ano a Europa se arrisca a ser equiparada à China e Huawei, e a levar com sanções e bloqueio no acesso à tecnologia norte-americana. Isto depois de ter sido dito que o bloqueio à Huawei não teve nada a ver com questões de segurança, mas foi apenas uma forma de pressionar a China a aceitar um novo acordo comercial ditado pelos EUA.

... Dito isto, também há que relembrar que é uma hipocrisia a UE estar a falar de justiça na aplicação de taxas digitais, quando depois permite que as empresas europeias e estrangeiras usem esquemas e paraísos fiscais para escaparem "legalmente" ao pagamento dos impostos devidos...


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)