2020/12/28

iPad com ecrã Mini LED chega no início de 2021

Os iPads com a primeira geração de ecrãs Mini-LED poderá chegar antes do que se imaginava, com a Apple a poder trazê-los para o mercado já no início de 2021.

Os últimos anos têm tido dose reforçada de rumores de que a Apple estará a preparar-se para adoptar ecrãs Mini-LED em iPads e MacBooks, com isso evitando as preocupações com a utilização de ecrãs OLED para estes equipamentos, mas melhorando substancialmente o desempenho face aos LCDs tradicionais. Contrariamente aos ecrãs micro-LED, no caso dos mini-LED temos um ecrã que continua a ser um LCD convencional, mas com a parte da iluminação a ser substituída por uma matriz com centenas ou milhares de LEDs, que permite fazer o local dimming e assim obter melhores níveis de contraste e também uma melhor reprodução de conteúdos HDR.

Embora a resolução da iluminação não chegue à dos ecrãs OLED, onde cada pixel gera a sua própria iluminação, acaba por ser uma solução interessante para uso em monitores que passarão grande parte do tempo ligados e com conteúdos estáticos - o tipo de uso que mais preocupação levanta nos OLED (por muito que já se tenha evoluído a nível de "burn-in").

Falava-se que a Apple iria lançar um iPad Pro com ecrã Mini-LED na primeira metade de 2021, mas as últimas indicações dizem que afinal este novo iPad poderá ser lançado até Março. Agora só tem que esperar para ver se a Apple irá manter os iPads com os chips derivados dos iPhones, ou se irá aproveitar esta nova geração de iPads para os aproximar dos MacBooks com ARM, optando por um chip com maiores semelhanças com o M1.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)