O TCL 10 Plus é mais uma proposta para o mercado de gama média, com a marca chinesa a apostar numa variação do trio de equipamentos apresentados em Abril. O ecrã AMOLED e a bateria de 4500mAh são os grandes destaques deste smartphone que pode ser encontrado no mercado nacional, com um preço a começar nos 300 euros.
Outra situação que se repete, é a inscrição "Display Greatness", com a TCL a destacar a tecnologia utilizada no ecrã que equipa este TCL 10 Plus.
A acompanhar o smartphone, o cabo USB-C, carregador, auriculares, documentação e capa de silicone transparente.
Os auriculares apresentam um acabamento em dourado, com uma inscrição com o nome da marca, o que acaba por dar um toque de algum requinte ao conjunto.
GPU: Adreno 610
Ecrã: AMOLED curvo de 6,47”, resolução FHD+ com 1080 x 2340 píxeis, 398ppp e brilho máximo de 600nits, numa relação 19.5:9 que cobre 93% do corpo do smartphone.
Peso: 172 g
Na lateral direita, os botões de volume e power.
Unboxing
Na lateral da caixa, como tem vindo a ser norma nos modelos lançados este ano, um conjunto de especificações que apresentam desde logo o smartphone ao consumidor.
Removendo a tampa da caixa, temos acesso ao bloco com a documentação de referência, capa de protecção e clip para instalação dos cartões SIM e SD.
Por baixo deste conjunto, o smartphone, envolvido numa película de plástico.
Numa zona inferior, os acessórios devidamente acomodados.
O carregador, embora suporte carregamento rápido, está limitado a 18W, valor mínimo para usufruir desta classificação.
O TCL 10 Plus
Este acaba por ser um smartphone bastante curioso, pois a TCL optou por criar um equipamento com base no hardware utilizado nos seus TCL 10 L e TCL 10 Pro, sendo este TCL 10 Plus uma junção dos dois equipamentos. Do TCL 10 Pro herda o ecrã AMOLED, sensor de impressão digital, bateria, memória RAM, armazenamento e o design. Do TCL 10 L vem o restante hardware, do qual fazem parte o processador Snapdragon 665 e as câmaras (frontal e traseira).
Especificações
Processador: Qualcomm Snapdragon 665CPU, um Octa-Core Kryo 260 (4 núcleos a 2,0 GHz, 4 núcleos a 1,8 GHz)GPU: Adreno 610
Ecrã: AMOLED curvo de 6,47”, resolução FHD+ com 1080 x 2340 píxeis, 398ppp e brilho máximo de 600nits, numa relação 19.5:9 que cobre 93% do corpo do smartphone.
RAM: 6GB
Armazenamento: 64,128 ou 256GB
Bateria: 4500mAh
Câmaras traseiras: 48 MP + 8 MP + 2 MP + 2 MP
Câmara frontal: 16MP
Dimensões: 158,9 x 72,88 x ~8,95 mm Peso: 172 g
O TCL 10 Plus acaba assim por ser um TCL 10 Pro com um "motor e pneus" ligeiramente inferiores, ficando apenas a perder no processador e câmaras.
Na lateral superior, um microfone e a entrada para um jack de 3.5mm, elemento cada vez mais raro num smartphone.
Na lateral oposta, a grelha para a única saída de som, um microfone, porta USB-C e a entrada para o adaptador de cartões SIM e SD.
Do lado esquerdo, aquela que já foi em tempos uma tecla inteligente, agora limitada a activar o assistente de Google.
Na lateral direita, os botões de volume e power.
Na traseira, o duplo flash enquadra o quarteto de câmaras. O logótipo da marca, aparece numa zona central, um pouco mais a baixo.
Na frente, um furo na zona superior central do ecrã. No limite do ecrã, um pequeno entalhe, para a coluna destinada às chamadas de voz.
A capa de silicone prolonga-se para lá da lateral, protegendo a curvatura do ecrã. Esta capa apresenta uma particularidade interessante, tendo um pequeno recorte na zona da coluna, para não tapar esta zona.
Em utilização
O grande destaque vai naturalmente para o ecrã AMOLED, o qual facilmente consegue destacar-se quando colocado junto a um ecrã LCD. As cores mais quente e vivas, o preto mais profundo, são um verdadeiro deleite para o utilizador. Além da qualidade de imagem, temos ainda a possibilidade de utilizar a funcionalidade "Always On", para apresentar as horas e notificações no ecrã, com a TCL a disponibilizar alguns temas para esse efeito.
Sob o ecrã, o sensor de impressão digital, ainda de primeira geração e por isso mesmo, com alguns atrasos na leitura, que acabam por ser agravados pelo incorrecto posicionamento do dedo. Um sensor na traseira apresenta uma concavidade que ajuda a colocar o dedo no local certo, algo que não é possível acontecer no ecrã, levando a que a eficiência do reconhecimento baixe consideravelmente.
O comportamento geral está dentro do que se pode exigir a um equipamento de gama média, com o TCL 10 Plus a não sofrer atrasos no tempo de resposta, sendo apenas uns milésimos mais lento que um topo de gama. Face ao TCL 10 L, tem a vantagem de apresentar armazenamento com melhor desempenho, algo que se faz notar nas tarefas mais exigentes, sobretudo na instalação de aplicações.
A autonomia é outra das áreas onde há um incremento de desempenho, com os 500mAh extra e o ecrã AMOLED a contribuírem para um incremento de resultados nos testes de desempenho. Tal como no caso do TCL 10 L, ao chegar aos 10% de bateria, a carga no CPU passou para 60%, garantindo uma extensão do tempo registado no teste do GeekBench 4 Pro.
O carregamento está longe de ser rápido, levando mais de duas horas a ser concluído. A primeira fase até decorre de forma relativamente rápida, mas os últimos 20% de carga levam mais de uma hora a ser efectuados, pelo que o melhor mesmo será aproveitarem a noite para um carregamento completo.
Em termos de software, não há lugar a novidades, pelo que convidamos os leitores a consultar as análises publicadas anteriormente, nomeadamente as do TCL 10 L e TCL 10 Pro. As actualizações de segurança continuam a não ter a atenção que seria esperada para um equipamento acabado de lançar, com o patch de segurança de Julho, a ser actualizado para o de Setembro, apenas no início de Novembro, continuando esta a ser uma área em que a TCL terá obrigatoriamente de melhorar significativamente. Curiosamente, na véspera da publicação da análise, chegou uma nova actualização, desta vez com o patch de segurança de Outubro, algo bem mais em linha com o que seria de esperar num equipamento de gama média.
As câmaras
Neste campo não há novidades face ao que apresentámos na análise do TCL 10 L, com a marca chinesa a disponibilizar o mesmo conjunto de câmaras e software neste TCL 10 Plus.
Os resultados estão dentro do esperado para um gama média, sempre que os cenários apresentem uma boa iluminação. O sensor ultra wide perde um pouco em termos de cor e o arredondamento apresentado nas margens das fotografias, pode arruinar o resultado final. Quando há pouca luz, o modo supernoite é uma opção a ter em conta. Quem assim pretender, pode sempre optar pela aplicação que copia a câmara da Google, com os resultados em zonas pouco iluminados a poderem sair com melhor qualidade.
A interface da câmara segue a linha do que vem sendo apresentado pela TCL. À esquerda temos uma fila de ícones com os filtros (em tempo real), controlo do flash, temporizador, HDR, formato da imagem e definições. Na zona inferior do ecrã, ou à direita consoante a sua orientação, uma fila de modos de fotografia / vídeo, e uma segunda fila com um ícone para alternar entre a câmara traseira e frontal, o botão de disparo, atalho para o Google Lens e o acesso à galeria. São apresentados ainda dois ícones na zona inferior do ecrã, para acesso ao zoom e modo ultra wide.
Além do modo automático, vídeo, retrato, Super Macro e Pro, estão ainda disponíveis mais outras opções, que possibilitam outros tipos de utilização das câmaras.
Apreciação final
Com um preço na casa do 300€, este TCL 10 Plus não tem a vida facilitada, com a concorrência a estar bastante forte, apresentado opções para todos os gostos e feitios.
Em termos estéticos, este é um smartphone bastante interessante, com as suas linhas esbeltas a disponibilizarem um toque muito agradável na mão. Este será garantidamente um forte trunfo para a marca, bastando para tal que o consumidor possa tomar as medidas do equipamento aquando da compra.
Não se destacando decisivamente de outras opções no mercado, o TCL 10 Plus é contudo um smartphone a ter em conta por quem privilegia uma boa qualidade de ecrã e um design refinado, sendo por isso merecedor de um robusto "morno".
TCL 10 Plus
Morno
Prós
- Ecrã
- Conforto em utilização
Contras
- Eficiência do sensor de impressão digital
- Desempenho apenas QB
TCL 10 Plus
Aberto até de Madrugada
Morno (3/5)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)