2021/01/15

Bug no Windows 10 pode corromper o disco ao ver um icon

A Microsoft está a tentar corrigir um bug no Windows 10 que pode corromper o disco meramente por espreitar um icon, um atalho, ou extrair um ficheiro ZIP.

A falha causa a corrupção do sistema NTFS através de uma linha maliciosa que se pode esconder em inúmeros sítios, como um atalho do Windows ou dentro de um ficheiro ZIP, ou até fazendo-se um simple copy paste na barra de endereço de um browser. Quando activada o Windows apresentará um erro "The file or directory is corrupted and unreadable" e pedirá para fazer um reboot para tentar corrigir o problema com a verificação do disco.
Será de estranhar a "urgência" com que a MS diz estar a tratar deste problema, quando se trata de uma falha que existe no Windows 10 há cerca de 3 anos, e que outra falha no NTFS reportada pelo mesmo investigador há 2 anos continua por corrigir.

Até que seja, mantenham-se particularmente atentos a tudo o que for parecido com C:\:$i30:$bitmap em qualquer tipo de referência, quer sejam ficheiros HTML, ou zip, ou atalhos, etc. Até um simples CD C:\:$i30:$bitmap na linha de comandos do Windows irá provocar a corrupção do sistema. Pelo que não o façam!

A facilidade com que esta falha pode ser explorada (basta um simples ficheiro zip enviado para os "amigos") torna-a particularmente problemática, ainda mais tendo em conta que o processo de reparação automática do disco poderá nem sempre corrigir devidamente a corrupção, podendo resultar na perda de dados, ou um sistema que nem sequer consiga arrancar o Windows correctamente.

3 comentários:

  1. No meu mal corri o comando deu um erro que era preciso reiniciar pra verificar a unidade, fez um checkdisk muito rápido e voltou a arrancar

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Creio que já devem ter corrigido o bug, pois tenho relatos idênticos, de que, ao correrem a string, aconteceu o mesmo, reiniciou, correu o chkdsk e arrancou normalmente.

    ResponderEliminar