2021/01/24

Itália exige suspensão de contas TikTok sem idade verificada após morte de criança

A entidade de protecção de dados italiana ordenou o TikTok a bloquear todas as contas sem idade verificada, no seguimento da morte de uma criança de 10 anos - aparentemente em resultado de um desafio que viu na plataforma.

Embora o TikTok se tenha comprometido a impedir o registo de crianças com idade inferior a 13 anos, o serviço continua a ser facilmente utilizado por crianças com idades mais reduzidas, sendo fácil contornar a questão da idade. Daí o pedido de bloqueio temporário, até 15 de Fevereiro, de todos os utilizadores que não têm idade verificada, enquanto o caso é investigado.

A criança de 10 anos terá morrido devido a asfixia, em resultado de um desafio que convidava os participantes a tentarem suster a respiração com um cinto apertado em volta do pescoço durante o máximo de tempo possível até ficarem inconscientes. Um desafio que se segue a muitos outros que põem a vida dos participantes em risco, como o de comer cápsulas de detergente, e outros - e que voltou a causar a morte de uma pessoa.

Há poucas semanas o TikTok aplicou um conjunto de regras mais apertadas às contas de menores, mas isso só funcionará se os utilizadores se registarem com as idades correctas, o que nem sempre será o caso, especialmente entre os mais novos. O TikTok diz que não permite na sua plataforma conteúdos que incentivem actividades que ponham em risco a segurança, mas para a entidade italiana ter avançado com o pedido de suspensão será de esperar que tenham algum indício de que o desafio terá mesmo sido feito por essa via.

Para os pais, fica o alerta: convém ir mantendo o olho sobre que coisas eles andam a ver no TikTok, YouTube, ou demais plataformas por onde andarem.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)