2021/01/06

Notícias do dia

Vendas do iPhone 12 Mini abaixo do esperado; Galaxy S21 Ultra vai suportar resolução máxima a 120Hz; app AirMusic deixa usar AirPlay nos Android; App Store e Play Store continuam a facturar cada vez mais com as apps; Dell acrescenta botão Microsoft Teams aos monitores; Google Assistant ganha modo divertido para não fazer nada; e o Telegram revela localização dos utilizadores por triangulação.

Antes de passarmos às notícias do dia, já regressamos à rotina habitual dos nossos passatempos semanais, e desta vez estamos a oferecer uma pen USB de 64GB.

Google vai actualizar apps iOS com etiqueta de privacidade

A Google costuma actualizar as suas apps iOS com bastante frequência, mas essas actualizações têm estado paradas desde que a Apple passou a obrigar a inclusão da etiqueta de privacidade. No entanto, não se trata da Google ter receio do que essas etiquetas vão revelar, mas sim do habitual período de interregno de final de ano, em que as actualizações ficam em pausa.

A Google diz que irá começar a actualizar as suas apps, como habitual, já esta semana, e que - como exigido pelas novas regras da App Store - também passará a exibir as etiquetas de privacidade que indicam que dados sobre os utilizadores são recolhidos e como são usados.


Óculos da Apple passam a 2ª fase de testes

Os óculos de realidade aumentada da Apple parecem estar a avançar a bom ritmo, com informação que diz que os protótipos já estão a dar lugar à segunda fase de testes, em que se irá tentar encontrar o equilíbrio adequado entre peso, autonomia e conforto de utilização.

No entanto, parece que a Apple está a trabalhar em múltiplos projectos na área da realidade virtual / aumentada, e que este ano começará por apresentar uns óculos VR mais próximos daquilo que já existe no mercado, servindo como preparação para os seus óculos de realidade aumentada mais inovadores que estão ainda a ser desenvolvidos, e que só deverão chegar ao mercado daqui por mais dois ou três anos.


Facebook limpa "Pages" e esconde likes

O Facebook está a fazer mais uma remodelação, desta vez aplicando um design mais limpo às Pages, facilitando a transição entre contas pessoais e a gestão das mesmas, e com a grande alteração de fazer desaparecer o contador de likes da página. Em vez disso as páginas passarão a mostrar apenas o número de seguidores, que dará uma ideia mais realista da quantidade de pessoas que realmente está interessada na página.

A par disso, os gestores das páginas terão novas formas de interagir com os fãs, permitindo publicar fotos e vídeos que desaparecem ao fim de 24 horas, e ferramentas para facilitar a criação de eventos de perguntas e respostas na página.

Caso andem pelo Facebook, não se esqueçam que também temos lá página (apesar de preferirmos manter as coisas centralizadas por aqui, directamente no site).


iPhone 13 com ecrã de 120Hz e always-on?

Não é segredo que a Apple considerou fazer upgrade aos ecrãs dos iPhones 12 para incluir o modo de 120Hz - acabando por abdicar disso para não penalizar a autonomia em acréscimo do já gastador 5G. Mas para este ano, isso parece estar garantido para os novos iPhone 13, pelo menos na gama "Pro".

Voltam a surgir indicações de que a Apple quer usar ecrãs OLED LPTO nos iPhones 13, a mesma tecnologia de ecrã usada nos Apple Watch, e que facilitaria a utilização de refresh rate variável e até modo always-on para apresentar informação de forma permanente no ecrã, até com o iPhone "desligado" (tal como outros fabricantes já fazem há anos). No entanto, isso significaria que este ano a Apple ficaria exclusivamente dependente da Samsung para fornecer estes ecrãs, já que os restantes fornecedores, como a LG, apenas poderiam produzir estes ecrãs a partir de 2022.
A ausência do modo de 120Hz foi uma das grandes lacunas dos iPhone 12, esperemos que isso fique resolvido com os iPhone 13.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)