2021/01/26

Notícias do dia

Google promove FLoC como alternativa aos cookies; envios internacionais com dados alfandegários obrigatórios; Galaxy Watch e Apple Watch com medidor de glucose no sangue este ano; Sony pode recuperar Xperia Compact para este ano; Netflix adopta codec xHE-AAC para som mais eficiente nos Android; e CEO da Waymo diz que Tesla nem sequer é concorrente na condução autónoma.

Antes de passarmos às notícias do dia, temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer um Nokia 105.

Google detecta campanha de ataque contra investigadores de segurança

A equipa "Threat Analysis Group" (TAG) de segurança da Google detectou uma campanha de ataque norte-coreana contra investigadores de segurança, em que foram criados perfis falsos de supostos investigadores, incluindo contas de Twitter e blogs, que se tentaram aproximar de especialistas nesta comunidade para depois os tentarem infectar através de supostas vulnerabilidades que estavam a estudar e para as quais pediam ajuda, ou direccionando-os para sites com capacidade para infectar as suas máquinas.

Este último ponto mostra que o ataque está a tirar partido de alguma vulnerabilidade 0-day ainda desconhecida, pois está a conseguir instalar um serviço malicioso e backdoor nos computadores dos investigadores, que comunica com um servidor remoto, mesmo utilizando-se um Windows 10 e um browser Chrome com as últimas actualizações.


Site do YouTube instalável como PWA

Depois do YouTube Music e TV, é agora a vez do site principal do YouTube poder ser promovido a app instalada, cortesia das Progressive Web Apps (PWA). Para isso, se preferirem aceder ao YouTube com estilo de app em vez da forma tradicional numa página no browser, bastará prestarem atenção ao pequeno símbolo "+" que aparece na barra de endereço, e clicarem nela.

Isso dará acesso a uma pseudo-app que poderão usar como se fosse qualquer app normal, apesar de na realidade continuar a tratar-se de uma janela do browser - mas sem contar com a barra de endereços e outros elementos do browser. É um sistema que tenta combinar o melhor de ambos os mundos, tratando o site como app, mas permitindo ter sempre a "app" actualizada, sem complexidade adicional. É de esperar que com a melhoria das capacidades dos browsers, estas PWA se comecem a tornar cada vez mais numerosas e populares.


Mudança de engenheiros na Apple

Há remodelações na Apple que estão a fazer disparar todo o tipo de rumores. O posto de SVP de Hardware Engineering, responsável por liderar as equipas de desenvolvimento de iPhones, iPads, e Macs, passa a ser ocupado por John Ternus, que já era vice-presidente desta secção desde 2013 e que teve papel activo no desenvolvimento dos recentes iPhone 12 e do chip M1.

Mas a parte que está a intrigar tudo e todos é que o antigo SVP, Dan Riccio, que ocupava o posto desde 2012, vai passar a ser responsável por um projecto misterioso não especificado, que muitos acreditam ser o muito falado carro da Apple. Algo que ganha credibilidade quando se considera que Bob Mansfield, que ocupou o seu posto antes de si, e que estaria à frente desse projecto, saiu da Apple no final de 2020, deixando o espaço em aberto para estas substituições.


Leica relembra a importância da fotografia para registo Histórico


Tendo criado a primeira câmara fotográfica de utilização prática com película de 35mm em 1914, a Leica tem-se mantido um nome de referência na área, mesmo passado mais de 100 anos. Agora, relembra-nos a importância da fotografia como testemunho dos momentos históricos, com um curto mas marcante vídeo.

E pensar que em poucas décadas passamos da fotografia enquanto algo que nos obrigava a levar rolos de filme para um laboratório revelar e nos devolver as fotos passados alguns dias; para algo que podemos transportar num bolso, com capacidade para captar fotos praticamente ilimitadas, e que nos dá acesso imediato a todas as fotos que capturamos ao longo dos anos.



Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)