2021/01/07

Windows 7 ainda é usado em 100 milhões de computadores

Apesar do suporte oficial ter terminado no início de 2020, o Windows 7 continua a ser usado em pelo menos 100 milhões de computadores.

Por esta altura a esmagadora maioria das pessoas já se converteu ao Windows 10, apesar da lotaria de cada actualização poder ser acompanhada por bugs indesejados que parecem continuar a intrometer-se e a angustiar utilizadores. Mas, mais surpreendente, é toda uma legião de mais de 100 milhões de pessoas que se mantém fiel ao velhinho Windows 7.

O Windows 7 revelou-se uma das versões mais populares do Windows, tendo resistido a um Windows 8 que parecia sofrer de uma crise de identidade, e não facilitando a vida a um Windows 10 que reforçava as capacidades de telemetria da Microsoft e reduzia as opções de controlo por parte dos utilizadores (como optar por não fazer actualizações). Talvez seja por isso que, um ano após o fim do suporte oficial, ainda tantos milhões de pessoas se sintam confortáveis a usar o Windows 7 (e eu confesso que também ainda mantenho um dos meus computadores principais no Windows 7 - embora os outros já tenham passado para o Windows 10).

Por esta altura já será pouco provável que estes Windows 7 pertençam a redes empresariais - sabendo-se os riscos acrescidos de segurança que implicaria usar um sistema operativo após o fim do suporte oficial, especialmente quando se sabe que o ransomware é uma ameaça sempre à espreita. Mas, é provável que pelo menos alguns deles possam ser referentes a computadores velhos que foram reactivados para efeitos das aulas à distância por conta do Covid-19, ou de trabalho remoto.

Uma coisa é certa... por este andar, ainda vamos ter um número bastante significativo de Windows 7 a manterem-se activos durante muitos mais anos que os seus quase 11 anos de vida oficial.

2 comentários:

  1. Para mim, continua a ter um ambiente gráfico de longe mais intuitivo que o Windows 10. E boa parte das funções já foi desactivada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. queria referir-me às mini-aplicações

      Eliminar