2021/02/24

Notícias do dia

Internet via satélite Starlink já disponível em Portugal; agendamento de SMS chega ao Android; WebOS da LG a caminho de TVs de outras marcas; nas promoções temos um hub USB 3.0 Anker 4-portas a €10; e Firefox 86 chega com protecção total contra cookies.

Antes de passarmos às notícias do dia, temos novo passatempo de gadget da semana, que desta vez te pode valer um cartão microSD SanDisk de 200GB.

Google Calendar com horário de trabalho mais flexível

Boas notícias para todos os que não têm um horário de trabalho "das 9h às 5h". O Google Calendar passou a permitir definir regras mais complexas para o horário de trabalho, não só variando de dia para dia, como também podendo ser segmentado em múltiplos blocos em cada dia.
Por exemplo, podem dizer que às segundas e quintas só estão disponíveis para trabalho das 9h às 11h e depois a partir das 14h, para acomodar sessões de treino que tenham, ou tempo atribuído para acompanhar os trabalhos dos filhos em ensino remoto. Tendo em conta toda a "revolução" horária potenciada pelo trabalho remoto forçado por conta da pandemia Covid-19, imagino que irá ser útil para muitas pessoas.


YouTube prepara contas supervisionadas para jovens adolescentes

Depois da versão para crianças, o YouTube prepara-se para dar seguimento com contas limitadas vocacionadas para as faixas etárias seguintes. O novo modo "supervisionado" destina-se aos jovens adolescentes e oferece um conjunto de opções restrições progressivamente reduzidas, para que os pais tenham maior controlo em função daquilo que acham adequdo para os seus filhos.

Teremos três novas modalidades para seguir ao YouTube Kids:
  • Explore: para crianças de 9+ anos que tenham saído do YouTube Kids, e que ficam com acesso a vlogs, tutoriais, vídeos de jogos, música, educativos, etc.
  • Explore More: para crianças de 13+ com selecção ainda mais alargada face ao Explore, e incluindo livestreams.
  • Most of YouTube: para adolescentes, dando acesso a praticamente todos os conteúdos incluindo temas "sensíveis", com excepção de conteúdos marcados com restrição de idade.


HP compra HyperX à Kingston

A HP continua a reforçar a sua posição no segmento de gaming, agora com a compra da marca HyperX à Kingston. Embora a HP fique com a marca nos acessórios (headsets, microfones, ratos, teclados, etc.), a Kingston continuará a poder usá-la para as memória RAM e SSDs, como até aqui.

A HP tem sido uma das grandes marcas que, contra o que seria esperado de uma empresa "tradicional", mais tem investido no segmento de gaming e esports, tendo criado a marca Omen para o efeito. Desde então tem mostrado que este compromisso é mesmo para levar a sério, com diversas aquisições de marcas neste segmento de mercado.


Correios dos EUA revelam carrinha polémica

Os serviços postais dos EUA revelaram o veículo que irão utilizar nos próximos anos e que foi concebido de raiz para a função das entregas, sem se limitarem a pegar num veículo já existente e - pelo que se pode ver, colocando a função em primeiro lugar sem preocupações com a "forma". O resultado não é consensual, havendo quem considere a carrinhoa horrível e aqueles que aplaudem o facto de se terem focado na funcionalidade e não no seu aspecto.

Um aspecto curioso é que, em vez de optarem já por uma solução 100% eléctrica (que seguramente teria permitido simplificar imensamente a parte motriz), a carrinha foi concebida para permitir a utilização de motores convencionais, mas podendo ser "actualizada" para motores eléctricos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Curiosidade do dia: O computador Apple Lisa (1983) foi o primeiro computador comercial a ser lançado com interface gráfico e rato.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)