2021/02/09

Notícias do dia

App Barcode Scanner leva malware a 10 milhões de Androids com uma actualização após mudança de dono; Xiaomi revela Mi TV Q1 de 75"; Telegram, TikTok e Signal lideram downloads de apps em Janeiro; damos as boas-vindas ao novo parceiro do Clube AadM+, a PcLab especializada na recuperação de dados; e o criador do jogo Terraria cancela versão Stadia após passar semanas sem acesso à sua conta Google sem qualquer explicação.

Antes de passarmos às notícias, temos novo passatempo de livros FCA, e cabe-vos a você escolherem o livro cujos exemplares teremos para oferecer ao longo da semana. Participa e partilha.

Primeiras imagens do Android 12

O Android 12 final ainda está a meio ano de distância (pelo menos), mas já começaram a surgir imagens daquilo que poderá ser a próxima grande versão do sistema. Se estas capturas de ecrã foram mesmo verdadeiras, a Google prepara uma remodelação visual do Android, voltando a apostar nos cantos arredondados, e passando a dar mais destaque às opções de privacidade, com indicadores de quando a câmara ou microfone estão a ser utilizados, e indicando quais as apps que lhes estão a dar uso (algo que os utilizadores iOS e já têm).

Também em jeito de inspiração no iOS, o Android 12 parece indicar que irão ser feitas algumas alterações no sistema de widgets, o que não deixará de ser caricato, pois os widgets surgiram primeiro no Android e demoraram quase uma década a surgirem no iOS. Mas, nada como procurar inspiração mútua em sistemas concorrentes desde que seja para ir melhorando o resultado final, certo?


Estúdio que fez jogo Cyberpunk 2077 atacado por ransomware

Demonstrando que ninguém está a salvo, é agora a vez do estúdio CD Projekt ter sido vítima de ransomware, com os atacantes a dizerem que não só conseguiram encriptar parte dos computadores da empresa, como também conseguiram roubar o código fonte de jogos como Cyberpunk 2077 e The Witcher 3, entre outra documentação confidencial, e que ameaçam revelar se o estúdio não pagar o resgate.

O estúdio diz que já está em processo de repor os backups e que não irá negociar com os atacantes, tendo reportado o caso às autoridades. Se os atacantes cumprirem com a ameaça, poderá vir a ser revelada informação que irá revelar mais detalhes sobre o polémico processo de desenvolvimento, marcado por sucessivos atrasos, quebra da promessa de não fazer os developers trabalharam "a dobrar" e, sabe-se lá que mais coisas.


Fundador da Huawei quer fazer "reboot" à relação com os EUA

Com a nova admnistração Biden a dar a entender que pretende manter os bloqueios às empresas chinesas feitos por Trump, o fundador e CEO da Huawei, Ren Zhengfei, aparece finalmente após mais de um ano, para expressar o seu desejo de fazer um "reboot" às relações entre a empresa e os EUA.

Ren diz que a empresa já se disponibilizou para ceder e licenciar toda a sua tecnologia 5G, com todos os detalhes e código fonte, aos EUA, em prole de uma total transparência, mas que não obteve qualquer resposta a essa oferta. Infelizmente, parece-me que a questão já passou há muito da parte "técnica" para a esfera política; e uma retirada da Huawei da lista negra dos EUA, mais do que um sinal de pacificar as relações com a China, poderia ser usado pelos oponentes de Biden de que estaria a ceder às vontades da China.

Enquanto isso, a China vai reforçando a sua independência tecnológica, investindo biliões em mais fábricas de produção de chips... E não esquecer que, neste momento, a TSMC já é uma das empresas que está na linha da frente na produção de chips a nível mundial.


Actualização de Teslas cria festival luminoso


A maioria das pessoas, quando pensa num Tesla, pensa em um só Tesla. Mas, já imaginaram toda a questão logística de actualizar milhares e milhares de carros durante o processo de produção e antes de serem enviados para os clientes finais? Foi isso mesmo que foi captado em vídeo, com um parque cheio de Teslas a serem actualizados, resultando num festival luminoso.



Curtas do dia


Resumo da madrugada


3 comentários:

  1. Esse android 12 está giro, mas parece um daqueles temas a imitar o ios para o android.

    ResponderEliminar
  2. " E não esquecer que, neste momento, a TSMC já é uma das empresas que está na linha da frente na produção de chips a nível mundial." Tsmc é de Taiwan, Ainda não temos uma China unificada ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na Wikipedia: "Taiwan, officially the Republic of China..."

      Eliminar