2021/02/10

Salesforce declara o fim do horário de trabalho convencional

A Salesforce junta-se às empresas que aproveitaram a pandemia para mudar os horários de trabalho, declarando o fim do tradicional horário das 9h às 5h no escritório.

Já por diversas vezes referimos o facto de que, apesar de ter sido (e ainda continuar a ser) uma calamidade à escala global, a pandemia de Covid-19 fez, num só ano, mais pelo avanço do trabalho remoto e horários flexíveis do que tudo o que já tinha sido feito até então. Os períodos de confinamento obrigatório não deram outro remédio a muitas empresas do que aceitarem o trabalho remoto, e encarando-se o potencial regresso à normalidade, muitas são as que estão a optar por manter as vantagens desse modo de trabalho.

A Salesforce anunciou que já não faz sentido manter o horário fixo das 9h as 5h no escritório para a maioria dos seus empregados, e em vez disso coloca à disposição três modalidades:
  • Flex - a modalidade que esperam que a maioria dos empregados passe a usar, deixará que continuem a trabalhar a partir de casa, indo ao escritório apenas 1-3 vezes por semana para reuniões e apresentações.
  • Full Remote - para os funcionários que vivam mais longe ou possam dispensar a ida ao escritório, trabalhando exclusivamente a partir de casa.
  • Office-based – para os que não puderem evitar, continuando a ir ao escritório 4 a 5 dias por semana - mas que a Salesforce diz ser uma percentagem reduzida dos seus trabalhadores.

Também por cá são muitas as empresas e entidades que, por sua iniciativa ou sendo forçadas a isso, acabam por implementar um sistema idêntico ao "Flex", em que se trabalha a partir de casa e apenas se vai ao local de trabalho algumas vezes por semana. Para muitos, é uma melhoria apreciável na qualidade de vida (dispensando horas no trânsito - e os custos a isso associados), apesar de também não se poder ignorar o impacto psicológico que alguns sentirão, por se sentirem "isolados" (coisa que na modalidade "flex" acaba por ser minimizada por continuarem a ter o contacto social laboral algumas vezes por semana).

Deixa-nos qual seria a tua modalidade preferida no formulário abaixo, e nos comentários se achares que haveria outras opções mais adequadas.


4 comentários:

  1. Ou seja fizeram algo que a minha empresa já faz a anos....
    Sem contar que nao trabalho das 9 - 18, o meu horário depende do trabalho que tenho, se não há não fico a fazer horas a fingir que trabalho, é claro que ao contrário tambem se aplica.

    ResponderEliminar
  2. A ideia de escolher a modalidade de horário pode ser boa para quem gostar de adaptar o trabalho ao estilo de vida ou às condições de vida.
    Acho positivo em qualidade de vida um trabalhador de um trabalho compatível poder estar à distância querendo mesmo fora da pandemia.
    Quanta mobilidade não se ganharia?
    Com o tempo iria mudar em muito até o mercado de venda, aluguer e arrendamento de imóveis.

    ResponderEliminar
  3. Assunto muito discutível que recai sobre questões remuneração por objetivos, etc.
    Se estiveres numa empresa que serve clientes por todo o mundo, os horários têm de ser muito bem definidos.
    Não pode ser disponibilidade total só porque o PC está ali à mão...Há uma vida para além do trabalho...

    Muitas questões sobre lei do trabalho por avaliar também, mas os próximos tempos serão ricos para essa discussão.

    ResponderEliminar
  4. Isto deveria ser basicamente adaptado por toda as empresas sempre que possível, mas só a título opcional. Nem toda a gente tem espaço ou privacidade em casa para poder trabalhar e acaba por não querer nem o flex. Muita gente nem produtiva é. Veja-se pela empresa onde trabalhava, que permitia 2 dias por semana em casa, e a maior parte das pessoas ia ao escritório 4 ou 5 vezes por semana.

    Eu prefiro full remote e horário flexivel como estou agora, mas isto sou eu. Prefiro ocupar o meu tempo com outras coisas que a levantar-me 1h30 antes de ir trabalhar, e a chegar a casa 30min+ após o horário de trabalho. Isto é tempo que nenhuma empresa paga, e tendo a possibilidade de full-remote é assim que vou continuar.

    ResponderEliminar