2021/02/06

Tianwen-1 chinesa chega a Marte

A missão Tianwen-1 partilhou uma foto de Marte na sua fase final de aproximação, devendo entrar em órbita a 10 de Fevereiro.

A Tianwen-1 consiste numa sonda que ficará em órbita e num rover solar de 240 kg que irá pousar no planeta vermelho. Mas para isso será ainda necessário superar alguns passos cruciais, como proceder à desaceleração para entrar em órbita correctamente, onde irá fazer uma inspecção mais pormenorizada do local pretendido para pousar o rover e validar que não há surpresas inesperadas.

O rover ainda não tem nome oficial (está a decorrer um concurso público para se chegar a três candidatos finalistas, com o nome final a ser decidido de entre eles) mas a China espera conseguir pousá-lo na cratera "Utopia Planitia", a sul do local de aterragem da sonda Viking 2 da NASA. A bordo transporta equipamentos para analisar o solo e potencialmente descobrir água, usando um radar de penetração do solo, assim como diversas câmaras, incluindo câmara panorâmica e multi-espectrais.
No entanto, ainda será necessário aguardar algum tempo, pois só é esperado que o rover só seja largado lá para Maio. Enquanto isso, em órbita, teremos uma sonda equipada com câmaras de alta-resolução, radar, sensores de partículas e campos magnéticos.

Este mês de Fevereiro revela-se particularmente "congestionado" em Marte, pois também na próxima semana teremos a chegada da missão Hope dos Emirados Árabes Unidos, e na semana seguinte teremos a chegada do novo rover Perseverance da NASA.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)