2021/03/31

ARM revela arquitectura Armv9

Após quase dez anos, a ARM revela a nova geração Armv9, preparada para enfrentar a próxima década, com segurança e desempenho acrescido.

A ARM revelou a arquitectura Armv8 em Outubro de 2011, e mal podia imaginar como as coisas estariam passados dez anos. Os chips ARM superaram todas as expectativas, dominando o sector mobile nos smartphones e tablets, e estando agora em processo de poderem ameaçar os chips desktop da Intel e AMD - com a transição que a Apple tem feito nos seus Macs.

Com a nova arquitectura Armv9 há três vertentes que foram alvo de atenção especial: a segurança, processamento AI e melhoria do desempenho.

Na segurança, o Armv9 estreia a Confidential Compute Architecture (CCA), que permite a criação de domínios seguros dinâmicos que, em teoria, permitirão manter dados a salvo de todos os tipos de ataque. No processamento AI temos as instruções Scalable Vector Extension 2 (SVE2), que poderão beneficiar coisas como machine learning, reconhecimento de imagem, reconhecimento de voz, e tudo o mais. E, no desempenho, a ARM acredita que será possível obter uma melhoria de 30% ao longo das próximas duas gerações de chips, e isto mantendo total compatibilidade com o software criado para os actuais ARMv8.
Os primeiros chips ARM com esta nova arquitectura deverão chegar ao mercado ainda este ano, e vai ser interessante ver como se irão comportar, uma vez que os actuais chips ARM topo de gama já acabam por ficar limitados pelo aquecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)