2021/03/02

Notícias do dia

Deco Proteste avança com processo contra a Apple pelo abrandamento dos iPhones; DxOMark do Galaxy S21 Ultra abaixo do S20 Ultra do ano passado; Asus ROG Phone 5 vai ter versão com 18GB de RAM; iPhone poderá abandonar notch já em 2022; e fã corrige má programação do GTA Online - reduz tempo de carregamento de 6 para menos de 2 min.

Antes de passarmos às notícias do dia, temos novo passatempo de gadget da semana, que desta vez te pode valer um tapete para rato XL RGB. E sendo início do mês, é também a altura perfeita para aderires ao Clube AadM+.

PS prepara bloqueio de sites por IP

Como se não nos bastassem os "memorandos de entendimento" que bloqueiam sites à vontade de certas entidades, ou taxas de cópia privada que vão gerando rendas milionárias que nunca chegam aos artistas, temos agora uma proposta de lei que visa reforçar o bloqueio de sites "pirata", bloqueando-os também por IP e não apenas ao nível do DNS.

O actual bloqueio por DNS serviu apenas para educar os portugueses na utilização de servidores DNS alternativos, como os da Google ou Cloudflare, não sujeitos aos bloqueios nacionais (que por vezes até bloqueiam sites inexistentes, ou sites que nada têm a ver com pirataria); e é desde já de prever que, caso esta proposta de lei venha a ser aprovada, apenas irá fazer o mesmo a nível da promoção de serviços de VPN. Mas infelizmente, demonstra bem as (péssimas) prioridades das ditas entidades, que melhor fariam em se preocupar com coisas como: porque motivo os portugueses continuam a ser penalizados nos serviços de streaming, com acesso a uma fracção dos conteúdos que esses serviços disponibilizam noutros países - talvez se se preocupassem com isso, não tivessem que se preocupar com o resto, não é? (Para não falar em todas as consequências indesejadas que o bloqueio por IP irá trazer.)


Power Automate Desktop gratuito para Windows 10

A Microsoft passou a disponibilizar gratuitamente a sua ferramenta de automação Power Automate Desktop for Windows 10 - uma ferramenta que permite gravar ou criar acções automáticas para todo o tipo de funções, que poderão agilizar as tarefas repetitivas que atrasam (e chateiam) os utilizadores diariamente.

Até agora isto era uma ferramenta que custava $15 por mês, mas que que passa a poder ser descarregada e utilizada por todos os utilizadores do Windows 10. No futuro, passará a ser incluída de origem com as novas instalações / actualizações do Windows 10.


Sony PS Store perde filmes em Agosto

A Sony anunciou que deixará de ser possível comprar ou alugar filmes e séries na PlayStation Store a partir de 31 de Agosto (2021). Uma alteração que a Sony atribui ao crescimento das plataformas de streaming, e que faz com que deixe de ser "adequado" continuar a fornecer estes conteúdos por esta via.

Pelo lado positivo - e seguramente para evitar uma grande polémica com os fãs / clientes - a Sony diz que quem tiver comprado filmes através da PS Store poderá continuar a aceder-lhes tal como faz actualmente, mesmo após a data anunciada. De qualquer forma, parece-me ficar implícito que isso poderá vir a mudar no futuro. Quase parece ser mais um pequeno passo a lembrar o risco de comprar bens digitais presos a qualquer plataforma, e que poderão desaparecer a qualquer momento.


Segurança prometida pela Apple também favorece malware

A Apple tem usado repetidamente a desculpa da "segurança" como justificativo para manter o iOS fechado e apenas acessível através da sua própria App Store, mas especialistas de segurança alertam para que essa estratégia se pode virar contra os próprios utilizadores, pois essas mesmas protecções também acabam por proteger quem beneficia do malware - dificultando a sua detecção.

Ainda recentemente se assistiram a exemplos de ataques que tiraram partido de vulnerabilidades no iOS, e que permitiram infectar iPhones com o simples envio de uma mensagem, sem que as vítimas tivessem qualquer forma de o detectarem ou de se protegerem. Embora se entenda o desejo de tornar o iOS cada vez mais seguro, cada nova barreira levantada pela Apple significa menos uma série de investigadores que podem espreitar o que se passa no sistema, favorecendo apenas os grupos de hackers com orçamentos mais recheados, na sua missão de continuarem a descobrir e tirar partido de novas vulnerabilidades.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A popular linguagem de programação C foi criada em 1972, sucedendo a outra linguagem de programação chamada B (de 1969) também criada por Dennis Ritchie.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)