2021/03/04

Notícias do dia

Tarifário da Iliad com 100GB por €9.99 mostra-nos o triste cenário em Portugal; nova etiqueta energética atira electrodomésticos A para o B, C e D; Starship SN10 aterra com sucesso mas explode passados alguns minutos; Xiaomi apresentou os novos Redmi Note 10; e ainda os muitos problemas do bloqueio de sites por IP que está a ser preparado em Portugal.

Antes de passarmos às notícias do dia, temos novo passatempo de gadget da semana, que desta vez te pode valer um tapete para rato XL RGB. E sendo início do mês, é também a altura perfeita para aderires ao Clube AadM+.

Arizona avança com lei anti-monopólio nos pagamentos na App Store e Play Store

Depois de já ter sido chumbada noutro estado, a Apple e a Google ficam à beira de um ataque de nervos (leia-se: investem milhões) para tentarem travar uma proposta de lei que avança no Arizona e que pretende acabar com o monopólio das comissões exigido pela Apple e Google para as apps na App Store e Play Store. Se a lei for aprovada, a Apple e Google teriam que permitir a entrada de apps que optassem por usar métodos de pagamento alternativos não sujeitos ao pagamento das comissões de 30%.

A lei por agora abrange apenas developers que estiverem sediados no estado, mas é fácil imaginar que se for aprovada, outros estados rapidamente exigirão condições idênticas - e isto sem esquecer que este caso não se restringe apenas aos EUA, havendo também processos idênticos a decorrer neste lado do Atlântico.


Alexa para Xbox aproxima-a do Echo Show

Apesar da Alexa já estar acessível via Xbox há bastante tempo, a Amazon prepara-se para reforçar a parte visual desta integração. A nova app Alexa para Xbox vai aproximar a experiência da utilização de um Echo Show, permitindo ver resultados visuais para coisas como o estado do tempo, verificar os eventos no calendário, ou até mesmo ver quem está a tocar à campainha para quem usar câmaras Ring.

Alterações que podem justificar que mais utilizadores dêem uma oportunidade à assistente da Amazon, que se torna numa opçáo atractiva tendo em conta toda a imensaidade de integrações que disponibiliza com smart devices. (Praticamente todos os produtos "smart" fazem questão de referir o suporte para Google Assistant e Amazon Alexa, para além do também recomendado IFTTT.)


MS prepara novo ajuste visual ao Windows 10

Com parte da evolução continuada do Windows 10, a Microsoft prepara-se para fazer novos ajustes ao seu interface, incluindo icons, Start Menu e área das notificações, com o objectivo de lhe dar um aspecto mais consistente.

Veremos até que ponto se trata de uma actualização profunda ou meramente cosmética, já que frequentemente são apontados exemplos que mostram coisas anacrónicas da era Windows 95 que ainda perduram no Windows 10.


EUA querem redefinir "banda-larga" para os 100Mbps

Mudam-se os tempos, mas nem sempre as definições acompanham. Nos EUA há quem queira actualizar a definição de acesso "de banda larga" à internet, que se tem mantido nos 25Mbps/3Mbps (download/upload) desde 2015. A nova definição passaria a considerar um valor mínimo de 100Mbps/100Mbps para ser considerado acesso de alta-velocidade.

Sem grandes surpresas, os lobbies das telecomunicações insistem em que os 25Mbps/3Mbps continuam a ser mais que adequados para fornecer uma "excelente" qualidade de acesso à internet. Seria interessante vê-los a explicar isso enquanto tentavam fazer o download de 100GB de um jogo comprado numa Xbox ou PlayStation, ou a quererem enviar 2GB de vídeos para backup na cloud.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O IBM PC foi lançado em 1981, com um CPU 8088 a 4.77MHz, e começava nos $1500 para uma versão com apenas 16KB de RAM (o equivalente a quase $5000 actualmente). O resto, como se costuma dizer, é história.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)