2021/03/09

Notícias do dia

Google bloqueia mais um utilizador sem explicar porquê; WTF com tarifário de 10GB por €10 (mas algumas limitações); investigadores criam trackers Bluetooth que usam a rede "Find My" da Apple; deepfakes do Tom Cruise não foram fáceis de criar; nas promoções temos um disco externo WD My Passport 5TB a €114; e a Microsoft demorou 2 meses a corrigir falhas no Exchange.

Antes de passarmos às notícias do dia, certifica-te que escolhes o livro FCA que mais te atrai para o passatempo desta semana.

Coluna da Harman Kardon perde Cortana

Relembrando que os ditos "smart devices" estão a uma actualização de distância de ficarem burros, temos mais um caso em que isso acontece. Quem decidiu confiar na Microsoft para ter acesso à Cortana através da coluna inteligente Invoke da Harman Kardon, será agora recompensado com a perda dessa funcionalidade, passando a ser uma coluna BT normal.

A Invoke deixa de ter acesso à Cortana, e não por culpa da Harman Kardon mas sim pelo facto da MS ter decidido terminar essa integração. Do lado da Harman Kardon também se pode criticar o facto de dizerem que a actualização para a remoção da Cortana só estará disponível até 30 de Junho, ficando indisponível a partir dessa data. Resta o ponto positivo de servir como lição antes de se investir demasiado em smart devices dependentes de serviços externos.


Google gratuito para reservas de Hotéis

Justificando a medida com as dificuldades que os hotéis têm tido durante a pandemia Covid-19, a Google passa a disponibilizar a sua inclusão no seu serviço de viagens de forma gratuita, permitindo que as pessoas possam fazer as reservas directamente a partir do site de viagens da Google.

É uma medida que replica o que a Google já tinha feito para as viagens de avião no ano passado via Google Flights, mas que obviamente é uma daquelas "ofertas" que também beneficia a Google, que agradecerá ter uma base de dados mais completa sobre todos os hotéis e locais de alojamento que existam - e que resultará em que mais utilizadores recorram a este serviço para encontrar locais e viagens, em vez de recorrerem a outros serviços que também se dedicavam a essa função.


Google Meet com gravação de aulas para estudantes

A Google está a disponibilizar para algumas contas escolares a possibilidade de fazerem a gravação das aulas remotas via Google Meet - desde que essa permissão seja dada pelo administrador da conta.

Tendo em conta a utilização do Google Classroom e Google Meet em muitas escolas, será uma funcionalidade muito bem vinda e que permitirá aos alunos reverem a aula se assim o desejarem, facilitando o processo de estudo sem que seja necessário recorrer a ferramentas externas para conseguir fazer essa mesma gravação do ecrã.


Flutter 2 leva apps para a web

Já está disponível o Flutter 2, o sistema de desenvolvimento criado pela Google e que tem como objectivo permitir o desenvolvimento de apps que funcionem automaticamente em todas as plataformas. Depois de ter estado em fase beta nas versões anteriores, o Flutter 2 expande essa capacidade à web, significando que as apps que forem feitas em Flutter poderão correr em Android, iOS, Windows, Mac, Linux, e também em qualquer browser, incluindo PWAs e SPAs (Progressive Web Apps e Single Page Apps) - e com suporte para coisas como atalhos de teclado e muito mais.

O Flutter passa também a ter em conta o método mais eficiente para apresentar a app em função do dispositivo que está a ser utilizado, podendo recorrer a técnicas como WebGL, WebAssembly, Canvas ou HTML. Se estiverem com vontade de se aventurarem no mundo da criação de apps, vale a pena darem-lhe uma oportunidade (até mesmo sem saírem do browser). A título de exemplo, a nossa app AadM (Android / iOS) é feita em Flutter. :)


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A primeira máquina de calcular electrónica comercial foi a Sumlock ANITA da Bell Punch, lançada em 1961 no Reino Unido. Pesava 15 kg.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)