2021/04/18

Arábia Saudita quer criar cidade linear com 170 km de extensão

Do reino das ideias megalómanas chega um projecto que promete criar uma cidade sustentável, que se prolonga por 170 km de extensão.

A ideia, que é desde logo confrontada como sendo completamente irrealista e insustentável por múltiplos especialistas, apresenta-se como sendo uma alternativa às metrópoles actuais, abdicando de estradas à superfície e colocando os habitantes em primeiro lugar. Na verdade, em vez de uma única "cidade", o que temos é uma série de pequenas mini-cidades modulares, onde os habitantes teriam tudo o que precisam a uma distância de 5 minutos a pé.
Estes módulos seriam interligados por uma coluna central subterrânea de transportes, incluindo transportes de alta-velocidade tipo hyperloop, que permitiram percorrer os 170 km da sua extensão em poucos minutos. A ideia seria nenhum ponto da cidade, ao longo de toda a linha ficar a mais de 20 minutos de distância.

Uma boa ideia em termos de urbanismo teórico, mas que dificilmente passará dos planos digitais para a realidade - apesar de estar prometido o arranque da construção ainda durante a primeira metade deste ano; e temos exemplos de outras mega-cidades na região que foram construídas, e que permanecem praticamente abandonadas.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)