2021/04/01

Notícias do dia

É dia 1 de Abril e já temos um apanhado das mentiras deste ano; reputação da Ubiquiti em causa com acusações de que tentou esconder a gravidade de um ataque de hackers; iOS 14.5 vem com recalibração da bateria nos iPhones 11; modo FSD da Tesla surpreende com condução nocturna; Android e iOS recolhem dados mesmo quando os utilizadores escolhem não os partilhar.

Antes de passarmos às notícias do dia, temos novos passatempo gadget da semana, que te pode valer um módulo de tomada BlitzWolf BW-SHP10. Participa e partilha. E sendo final do mês, é também a altura ideal para aderires ao nosso Clube AadM+, que dá acesso a descontos exclusivos e passatempos adicionais.

Comcast quer tirar filmes da Netflix e HBO

As questões dos licenciamentos e direitos de exibição continuam a ser a maior ameaça ao sucesso dos serviços de streaming, e podemos estar prestes a enfrentar novo ataque que volta a relembrar isso. A Comcast está a equacionar remover os filmes da NBC Universal dos serviços de streaming como a Netflix e HBO, para os tornar exclusivos do seus próprio serviço de streaming Peacock. Infelizmente, não é caso isolado, sendo aquilo que a Disney já fez para promover o seu Disney+, e que tem levado a que cada plataforma de streaming opte por investir nas suas próprias produções.

O resultado, é que em vez de um futuro em que se poderia ter um serviço de streaming centralizado que nos desse acesso a tudo o que se poderia ver, estamos a ficar na posição insustentável de ter dezenas de serviços, todos a exigirem a sua mensalidade - e que por vezes resultam em situações ridículas como ter certas temporadas de uma série num serviço, mas outras noutro serviço; ou um filme "parte 1" e "parte 2" num lado, mas a "parte 3" no outro. É pena que depois de ter ficado demonstrado que os serviços de streaming a preço justo foram capazes de fazer mais pela redução da pirataria do que todas as pseudo-medidas de combate à mesma, se caminha no sentido de voltar a promover o recurso à mesma para superar a incrível ganância dos direitos de exibição.


iPhones começam a sugerir apps russas na Rússia

Para cumprir com as novas leis na Rússia, o iOS já começou a apresentar um ecrã adicional durante o processo de configuração inicial dos iPhones e iPads, sugerindo a instalação de uma série de apps russas, como o Yandex Browser e Yandex Maps.

Esta foi a solução possível e que, pelo menos por agora, evita que a Apple tenha que lidar com aquilo que o governo russo certamente desejava, que era a de ter apps suas pré-instaladas de origem nos iPhones, potencialmente sem a capacidade para serem desactivadas ou removidas. Enquanto se ficar apenas por um ecrã de sugestões de apps... menos mal. Mas o problema é que este pequeno passo poderá servir de incentivo para que outros país se sintam tentados a fazer mais exigências nesse sentido.


Google de fora do MWC 2021

Os organizadores do MWC têm insistido na realização de um evento presencial para compensar a edição cancelada pela pandemia Covid-19, mas arriscam-se a ficar com um evento fortemente desfalcado. Depois da Sony, Ericsson, Nokia e Oracle terem anunciado que não iriam estar presentes, é a vez da Google também revelar que não irá participar neste evento, que está marcado para Junho em Barcelona.

Ainda assim, a Google deixa as portas abertas para eventos futuros, dizendo que continuará a apoiar os seus parceiros em eventos virtuais, e que espera estar presente no MWC 2022 em Barcelona. (Assumindo que por essa altura já teremos superado todo este episódio do coronavirus, e não tivermos a lidar com variantes e novas réplicas...)


LineageOS 18.1 leva Android 11 a dezenas de smartphones

A maioria dos fabricantes pode preferir esquecer-se dos seus smartphones passados um ou dois anos, mas há quem continue a trabalhar para disponibilizar um Android actual para modelos mais antigos. O LineageOS 18.1, baseado no Android 11, acaba de ficar disponível, e suportando oficialmente quase 60 smartphones e tablets, incluindo muitos modelos populares como os Pixel, Nexus, e diversos modelos da Xiaomi, OnePlus, LG, Motorola, Samsung, etc. (incluindo o Poco F1).

É a oportunidade perfeita para quem tem smartphones que estava prestes a deixar de utilizar por já não terem direito a actualizações e terem sido abandonados numa versão ultrapassada do Android, mas que com este LineageOS 18.1 poderão ser ressuscitados para o mais recente Android 11 e manterem-se operacionais por mais alguns anos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Em Portugal as salas IMAX são relativamente recentes (e na sua maioria são salas com IMAX digital que fica aquém da experiência IMAX em película), mas o primeiro cinema IMAX foi aberto em 1971 no Canadá. O sistema IMAX utiliza película de 70mm com os frames posicionados horizontalmente, resultando numa área 9x superior à de um frame de 35mm, e 3x superior à dos frames de 70mm na orientação vertical convencional.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)