2021/04/16

WhatsApp facilita vida a stalkers com apps que espiam utilizadores

Depois de se saber que é fácil desactivar a conta WhatsApp de qualquer pessoa sabendo o seu número de telefone, descobre-se que é também fácil espiar a utilização de qualquer utilizador através do seu estado na app.

Existem inúmeras apps de tracking que podem registar sempre que um utilizador do WhatsApp está a utilizar a app (e enviando uma notificação de alerta para quem está a espiá-los), e também criando um detalhado registo horário da sua utilização. É até possível monitorizar vários utilizadores do WhatsApp em simultâneo, para se tentar descobrir se essas pessoas estão a interagir uma com a outra - como no caso de se suspeitar que uma determinada pessoa esteja a falar com outra determinada pessoa.

O que torna este sistema preocupante é que não existe forma de conseguir escapar-lhe, já que os estados que o WhatsApp revela sobre os utilizadores são públicos, e não há sequer forma de saber se alguma pessoa desconhecida está a espreitar o nosso estado - nem tão pouco existe qualquer opção que impeça que o nosso estado possa ser visto apenas pelas pessoas na nossa lista de contactos, ou se nem queremos que o nosso estado seja visível por ninguém.

Aliás, seria esta a forma mais fácil do WhatsApp resolver o assunto: adicionar uma opção que permitisse aos utilizadores limitar a visibilidade do seu estado, permitindo que os utilizadores se protegessem contra este tipo de monitorização. Em alternativa, quem não se quiser sujeitar a este tipo de coisa, pode simplesmente passar a utilizar o Signal, e fica o assunto arrumado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)