2021/04/29

Windows 10 vai deixar de fazer desaparecer janelas de monitores DisplayPort

Após anos de frustrações, a MS vai resolver o problemas das janelas que desaparecem de um monitor DisplayPort ligado a um computador portátil ao acordar do modo de suspensão.

A MS está a testar uma funcionalidade que já terá feito desesperar milhões de pessoas, dia após dia, forçando-as a procurar ferramentas de posicionamento das janelas em sistemas multi-monitor. Quando se usa um computador portátil com um monitor secundário via DisplayPort (o que será uma situação bastante frequente), o Windows 10 tem por hábito mover todas as janelas do ecrã secundário para o ecrã principal ao acordar do modo de suspensão.

Isto é devido ao atraso no reconhecimento de que existe um monitor secundário ligado, e que faz com que o Windows tome a medida drástica de as mover para o ecrã principal para que permaneçam acessíveis - o que seria imprescindível, no caso de se ter desligado o monitor secundário, por exemplo. Só que, neste caso, o que se desejava era que as janelas ficassem no monitor onde estavam, e vai ser isso que irá começar a ser feito com o novo sistema de reconhecimento rápido de monitores.


Por agora esta alteração está a ser testada no Windows Insider Program na veresão build 21287, mas resta esperar que não surjam problemas de última hora e isto possa ser aplicado ao Windows 10 para o público em geral a curto prazo.

Sem comentários:

Publicar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]