2021/05/18

AirTags podem actuar automações Shortcuts via NFC

As AirTags da Apple também podem ser usadas para automações nos iPhones, uma vez que também funcionam como etiquetas NFC.

O principal propósito das AirTags é localizar objectos, mas para além da ligação Bluetooth e UWB, também contam com NFC para que quem as encontre possa ser direccionado para o site da Apple e dar continuidade ao processo dos "perdidos e achados" (a não ser que se tenham dado ao trabalho de mudar esse endereço). Isso significa também que os próprios utilizadores também as podem usar como tags NFC, com as óbvias vantagens em termos de realizar automações via Shortcuts.

O Shortcuts é o sistema que permite criar uma infinidade de automações, e entre elas encontra-se a capacidade de seguir as nossas instruções quando se toca numa etiqueta NFC. Por isso, se colocarem uma AirTag no carro - por exemplo - podem fazer com que ao tocarem com o iPhone nessa AirTag, o iPhone comece a tocar música e abra a app de navegação da vossa preferência; ou se tocarem na AirTag que colocaram na mochila de um filho, enviar-lhe automaticamente uma mensagem.

Esta funcionalidade em nada interfere com o funcionamento habitual da AirTag em termos de localização ou de indicação do estado perdida para quem a encontrar - com a pessoa a continuar a ser redireccionaada para o site da Apple, mas permite que os seus donos também as utilizem como tags NFC sem terem que comprar tags NFC específicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]