A DBT Aero tem estado a trabalhar num avião com asas inovadoras que diz representar um salto de gigante na eficiência.
Há mais de uma década que a DBT Aero (ex-Synergy Aircraft) tem estado a desenvolver o seu avião com asas Double Boxtail (DBT), que junta as asas do avião aos estabilizadores traseiros, e que diz aproximar-se da eficiência máxima teórica que será possível obter com uma asa em termos aerodinâmicos. Mas, por agora, ainda só conseguiu produzir modelos à escala para demonstrar a tecnologia.
Embora possa parecer que é apenas uma configuração idêntica à de um "biplano" ou de outros aviões com asas em "caixa", esta configuração tem uma enorme vantagem que é a de conseguir criar um fluxo laminar do ar, livre dos remoinhos e vórtices que os aviões normais criam atrás de si, e que reduzem drasticamente a sua eficiência (normalmente, estamos mais habituados a ver exemplos do fluxo laminar com líquidos que parecem estar "congelados" no ar).
Parece-me ser a tecnologia de asas ideal para combinar com propulsão eléctrica como o eFlyer, e que poderia trazer melhorias substanciais à autonomia dos aviões eléctricos.
2021/05/02
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)