2021/05/06

Notícias do dia

Starship SN15 aterra com sucesso; Apple fez promessas e ameaças para manter Netflix a pagar comissão na App Store; Blue Origin faz leilão para 1º voo tripulado; Xiaomi prepara regresso aos tablets topo de gama; Google prepara Entertainment Space para tablets; e vulnerabilidade nos Dell deixou milhões em risco durante 12 anos.

Antes de passarmos às notícias do dia, já arrancou o novo passatempo gadget da semana que te pode valer um módulo de tomada TP-Link Tapo P100. Sendo início do mês, é também o momento perfeito para aderires ao Clube AadM+ que dá acesso a descontos e prendas exclusivas todos os meses.

IBM mostra primeiro chip de 2nm

Continuando a sua tradição de estar na vanguarda da tecnologia da produção de chips - tendo demonstrando os primeiros chips de 7nm em 2015 e de 5nm em 2017 - e IBM revelou o primeiro chip de 2nm. Esta tecnologia permitirá melhorar o desempenho em 45% ou reduzir os consumos em 75% face a um chip equivalente produzido em 7nm.

Dito isto, há que referir que esta tecnologia não produz ainda transístores com tamanho de 2nm, sendo apenas uma medida de "equivalência" face à densidade que seria esperado obter-se. É por isso que por vezes vemos a Intel a reclamar dos seu processos apesar de "maiores" serem superiores ao dos concorrentes: por exemplo, o processo de 10nm da Intel consegue uma densidade de 100 milhões de transístores por mm2, enquanto que o de 10nm da TSMC e Samsung apenas consegue 50 milhões. Neste caso, este de 2nm da IBM consegue passar para 333 milhões por mm2, praticamente duplicando os 171 milhões do processo de 5nm da TSMC.


Google aposta em semana de trabalho 3+2

Em processo de regresso à normalidade pós-Covid-19, a Google anunciou que vai promover a semana de trabalho 3+2, em que os colaboradores passarão 3 dias por semana no local de trabalho e 2 dias a trabahar remotamente em casa. Também existirão oportunidades para trabalho remoto a tempo inteiro, desde que com aprovação dos respectivos chefes, e a possibilidade de se mudarem para outra zona geográfica, tanto temporariamente como permanentemente (também sujeita a aprovação).

A Google estima que 60% dos colaboradores querem regressar ao local de trabalho, tanto de forma parcial como de forma permanente, com 20% a preferir manter-se em trabalho remoto a tempo inteiro, e os restantes 20% a tirarem partido da oportunidade de se mudarem para outra região. Também avança com períodos de concentração, em que não haverá reuniões para reduzir distracções no trabalho, e alguns feriados extra, para compensar o efeito psicológico causado pela Covid-19.


Foguete chinês Long March vai fazer chover destroços em Maio

A China volta a estar sob fortes críticas quanto à forma como tem lidado com o seu programa espacial, com mais um foguete que irá fazer uma reentrada descontrolada e poderá fazer chover destroços em zonas habitadas. O Long March 5B foi lançado no final de Abril, transportando para o espaço mais um módulo para a estação espacial que a China está a montar em órbita. Só que em vez de fazer uma reentrada controlada que o fizesse desintegrar sobre uma região desabitada, o foguete tem estado a girar fora de controlo, dificultando o processo de determinar onde é que poderá cair.

Apesar da maior parte do foguete de 21 toneladas se desintegrar na reentrada, partes dele poderão chegar ao solo e causar danos - como já aconteceu no passado. Ainda assim, as probabilidades para que caia em zonas habitadas é relativamente reduzida, esperando-se que venha a cair sobre o oceano. De qualquer forma, no próximo dia 8 de Maio, convém levar um guarda-chuva anti-destroços, só por via das dúvidas.


Twitter expande alertas anti-ofensas - mas admite que não sabe lidar com "car@lhadas" entre amigos

O Twitter diz que os seus alertas de combate a tweets potencialmente ofensivos foram um sucesso, e que vai alargar a sua utilização. Um terço dos utilizadores fez alterações às coisas que tinha escrito depois de receberem estes avisos e, não menos importante, que tiveram uma redução na escrita de tweets ofensivos daí para a frente.

No entanto, o Twitter também reconhece que o sistema, que por agora se limita à língua inglesa, tinha dificuldade em lidar com os cenários em que as palavras ofensivas eram usadas de forma despreocupada entre amigos, e que fez alterações para que o sistema passe a ter em conta a relação entre os utilizadores. Algo que me diz que este sistema vai entrar em parafuso quando tiver que ser adaptado à língua portuguesa e começar a analisar as conversas entre o pessoal do norte! ;)


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro cabo submarino transatlântico que ligou a Europa à América do Norte foi instalado em 1858, entre a Escócia e o Canadá, transmitindo sinais de telegrafo e funcionando apenas durante três semanas. Só um século mais tarde, em 1956, seria instalado o primeiro cabo que permitia telefonemas. Tinha um comprimento de 3584 km e consistia em dois cabos coaxiais, permitindo 36 chamadas telefónicas de voz em simultâneo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)