2021/05/04

Notícias do dia

Caso Epic vs Apple arranca com hostilidades de parte a parte; Hyundai abandona Kona na Coreia do Sul; Disney revela o seu lightsaber "real"; Spectre volta a assombrar CPUs Intel e AMD; Apple lança iOS 14.5.1 com actualizações de segurança críticas; e tribunal responsabiliza Amazon pelas vendas de lojas externas.

Antes de passarmos às notícias do dia, já arrancou o novo passatempo gadget da semana que te pode valer um módulo de tomada TP-Link Tapo P100. Sendo início do mês, é também o momento perfeito para aderires ao Clube AadM+ que dá acesso a descontos e prendas exclusivas todos os meses.

Produção de chips de 2nm na Europa demasiado ambiciosa?

Alguns especialistas do sector estão a levantar críticas ao ambicioso plano europeu de se posicionar na vanguarda da produção de chips, dizendo que seria muito melhor a Europa focar-se na produção de chips com tecnologia mais antiga.

A Europa tem revelado a sua fragilizado no actual panorama de escassez de chips, cuja produção é dominada por empresas norte-americanas e pelos gigantes asiáticos, e a proposta é um mega-investimento de dezenas de milhares de milhões para a Europa recuperar a capacidade de produção de chips, e colocando como objectivo a produção de chips de 2nm. Um objectivo que alguns consideram ser irrealista, dizendo que seria muito mais eficiente poupar muitos milhares de milhões e concentrarem-se na produção de chips de 10-22nm, que são aqueles que a indústria automóvel (e outras) precisam, e que têm tido dificuldade em obter.

Uma coisa é certa, qualquer que seja a opção, será sempre melhor do que a situação actual de dependência externa excessiva neste sector.


Windows 10 perde Adobe Flash este Verão

A Microsoft já revelou mais detalhes sobre os planos de fim de vida do Adobe Flash no Windows, com o lançamento de uma actualização que o irá remover do Windows 10 a partir de Julho, e que também estará disponível para versões mais antigas do Windows (Windows 8.1, Windows Server 2012, Windows Embedded 8 Standard). Também a actualização para o próximo Windows 10 21H1 será acompanhada desta remoção.

Esta remoção refere-se apenas ao Adobe Flash que vinha incluído com o sistema e não afectará instalações manuais do Adobe Flash feitas pelos utilizadores - embora o facto da própria Adobe já ter abandonado o Flash no ano passado deva ser visto como um indicador de que está na hora de lhe dizer adeus. E pensar que, há apenas alguns anos atrás, a ausência do Flash nos iPhones era vista como uma das grandes falhas da plataforma da Apple...


Nova Mi Store no Fórum Coimbra

A Mi Store Portugal vai abrir a sua 10ª loja no Centro Comercial Fórum Coimbra já esta sexta-feira, 7 de Maio. Em apenas dois anos passamos de ter zero lojas oficiais Xiaomi em Portugal, para dez lojas espalhadas pelo país, de norte a sul.

Tal como tem sido tradição nestas aberturas, estão todos convidados para aparecerem - obviamente seguindo as devidas regras de segurança, com utilização de máscara e desinfecção - com promessa de ofertas especiais para os primeiros fãs a visitarem a loja, assim como promoções especiais no dia de abertura. Esta Mi Store Fórum Coimbra abre no dia 7 de Maio às 10h00.


Amazon escapa a impostos na Europa apesar de ter facturado €44 mil milhões

Apesar de ter declarado receitas de 44 mil milhões de euros na Europa (Luxemburgo), a Amazon disse também ter terminado o ano com um prejuízo de 1.2 mil milhões de euros e, como tal, não tendo que pagar qualquer imposto. Pelo contrário, a Amazon recebeu 56 milhões de euros em benefícios fiscais para usar no futuro, caso alguma vez venha a ter "lucro" - algo que não deverá acontecer durante muito tempo, pois ainda conta com "prejuízos" acumulados de 2.7 mil milhões de euros dos anos anteriores. Isto apesar de, em termos de facturação por empregado, se estar perante 8.4 milhões de euros por cada um dos seus 5262 funcionários no Luxemburgo, que tratam de todas as vendas nos sites Amazon europeus.

Até admira que uma empresa que dá tanto prejuízo tenha permitido a Jeff Bezos ter-se tornado no homem mais rico do mundo. Mas, talvez assim fique explicado o motivo pelo qual os gigantes norte-americanos estão a dizer que não se importem que aumentem os impostos: bem que os podem aumentar o que quiserem, quando eles continuam a passar-lhes ao lado.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O browser Chrome da Google foi lançado a 2 de Setembro de 2008, na altura parecendo uma tarefa impossível superar o Internet Explorer da MS que dominava o mercado. Em Maio de 2012, o Chrome ultrapassou a utilização do Internet Explorer, e desde então tem-se mantido na primeira posição dos browsers mais utilizados.

2 comentários:

  1. Até quando estaremos a "idolatrar" empresas vampiras como essa Amazon que, no fundo, não passam de autênticos grupos profissionais de ladrões legalizados pelas leis (ou ausência destas) levando do erário público dos Estados todos os recursos e mais alguns onde conseguirem colocar as unhas...?

    Que sociedades iremos deixar aos nossos filhos e netos, em troca desta moda de comprar tudo aquilo de que não se precisa com entrega garantia ao domicílio no dia seguinte?

    Há que parar um pouco e repensar o que temos andado a permitir...

    ResponderEliminar
  2. A Amazon está provavelmente a receber facturas da casa mãe com custos que podem ser verdadeiros ou sem lá, criativos. Quanto aos prejuízos acumulados, não são benefícios fiscais, são prejuízos fiscais e é algo correctíssimo, não seria correcto uma empresa ter prejuízo e não poder deduzir no ano seguinte, quando tivesse lucro . Por norma têm um prazo que se podem usar, por exemplo 5 anos. Ao 6 ano temos pena.

    ResponderEliminar