Um developer chinês conseguiu captar mais de mil milhões de registos da plataforma online Taobao da Alibaba na China, através de web scraping.
O site Taobao da Alibaba pode ser equiparada à Amazon da China, contando com mais de 900 milhões de clientes. E, com o simples recurso ao "scraping", esta pessoa conseguiu acumular dados sobre milhões de clientes ao longo de 8 meses, até a sua actividade ter sido detectada e denunciada.
O "scraping" é uma técnica simples que se limita a extrair dados das páginas web e serviços como APIs, sendo o equivalente a ter alguém que copie toda a informação pertinente, seja isso o nome e preço de produtos para manter a concorrência vigiada ou, como neste caso, informação sobre os utilizadores que continha coisas como nomes, números de telefone, e comentários.
Este caso vem apenas relembrar que se deve assumir que toda a informação que estiver visível na web já deverá ter sido recolhida por diversos serviços e entidades, e não só informação textual como também fotos. Apesar de existirem regras contra isso, de pouco serve para quem se dedicar a recolher a informação sem se importar com elas; sendo algo que se vai tornando cada vez mais atractivo sabendo-se o apetite por dados que facilitem o phishing ou outras formas de ataque contra os utilizadores.
Portanto, como se fosse necessário repeti-lo: pensar sempre duas vezes antes de publicarem o que quer que seja na internet. É que fica praticamente garantido que isso irá parar a "sabe-se lá onde"!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)