2021/06/23

Notícias do dia

Amazon destrói centenas de milhares de produtos por semana; Windows 11 será mais amigo dos monitores múltiplos; Brave Search beta já disponível para todos; iPhone 13 não terá versão de 1TB; animação CGI reinterpretada em milhares de estilos; e Patreon escapa à comissão da App Store da Apple, sem saber como nem porquê.

Antes de passarmos às notícias do dia, temos novos passatempo gadget da semana que te pode valer uma pen USB SanDisk Extreme Go 128GB.

Starlink atinge cobertura global em Setembro

O serviço de internet via satélite Starlink da SpaceX vai conseguir oferecer cobertura global a partir de Setembro. Este será um importante primeiro passo para evitar as quebras de ligação ocasionais que a empresa de Elon Musk alertava que ainda poderiam acontecer nalgumas regiões a certas horas.

Por cá a Starlink já está a vender subscrições de acesso ao serviço, mas é preciso relembrar que continua a ser um produto bastante específico, vocacionado principalmente para quem morar em regiões remotas e/ou sem acesso a uma ligação de banda larga à internet. Não será (pelo menos por agora) uma alternativa às redes móveis ou ligações por cabo / fibra.


Crise Bitcoin chega à Bitmain

O efeito da queda do valor das Bitcoin continua a alastrar-se, e agora é a Bitmain - o maior fabricantes de máquinas criadas especificamente para minerar Bitcoin - que anuncia que irá suspender a venda das suas máquinas, depois do valor das mesmas ter caído 75%, com o mercado a ser inundado com máquinas em segunda-mão provenientes das centrais de mineração que têm sido encerradas na China.

Entretanto, as Bitcoin tiveram finalmente um sinal de alívio, dando um salto dos 29 mil dólares para os 34 mil dólares, quando alguns já temiam que a queda continuasse "por ali abaixo".


Lenovo ThinkPad X1 Extreme com RTX 3080

A Lenovo tem boas notícias para quem gostar de portáteis que se mantenham compactos mas não abdiquem das capacidades. O seu novo ThinkPad X1 Extreme mantém um corpo em fibra de ccarbono com 17.7 mm de espessura, mas pode agora vir equipado com uma poderosa Nvidia RTX 3080 a acompanhar o seu CPU Core i9, mais que suficientes para se jogar no seu ecrã de 16" (QHD+ ou UHD+).

Pode ainda levar até 64GB de RAM, dois SSDs M.2 de 2TB e é alimentado por uma bateria de 90 Wh que promete autonomia de (até) quase 11 horas - mas seguramente muito menos casos se dê uso intensivo à RTX 3080 e CPU. Os preços vão começar nos 2150 dólares - com hardware base bastante mais modesto, obviamente.


xCloud começa a disponibilizar jogos nas Xbox Series X

Tal como tinha prometido, a Microsoft já começou o processo de migrar o hardware XCloud para as mais recentes Xbox Series X, e isso significa que os jogadores deste serviços de streaming já podem começar a ver jogos a serem disponibilizados a 120Hz e - principalmente - com o tempo de carregamento dos jogos a ser substancialmente reduzido.




Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro satélite artificial a ser lançado para o espaço foi o Sputnik 1 soviético , a 4 de Outubro de 1957, marcando início da corrida espacial entre EUA e URSS. Manteve-se funcional durante 3 semanas até esgotar as baterias, desintegrando-se na atmosfera em Janeiro de 1958.

1 comentário:

  1. "quando alguns já temiam que a queda continuasse 'por ali abaixo'"

    Pois... Mas ninguém sabe o que o preço vai fazer a seguir. Por isso, a melhor maneira de comprar Bitcoin é fazendo dollar cost averaging em serviços como o bittr. Twitter @getbittr

    ResponderEliminar