2021/07/06

Audacity classificado de spyware após novos donos começarem a recolher dados

Os novos donos do popular programa open-source de edição de áudio Audacity estão a destruir toda a reputação conquistada ao longo dos anos, com a recolha suspeita de dados sobre os utilizadores.

Durante anos o Audacity tem sido o programa gratuito número um para a edição de áudio. Infelizmente, desde a sua aquisição por parte do Muse Group, têm sido feitas alterações preocupantes, nomeadamente com a recolha de informação excessiva sobre os utilizadores, incluindo referências vagas a informação que poderá ser fornecida às autoridades.

Tratando-se de um programa de edição de áudio para uso offline, não há qualquer justificação para que sejam recolhidas tais informações. Além do mais, os novos donos tentam até fazer passar algumas alterações que se tornam ilegais, como a tentativa de limitar o uso do software a maiores de 13 anos, quando a licença GPL em que o Audacity se baseia proíbe expressamente que sejam aplicadas restrições etárias.

É pena ver mais um projecto de longa data ser arruinado literalmente de um dia para o outro, mas é de esperar que em resultado disto seja feito um "fork" do projecto e lançada uma versão sem qualquer tipo de "spyware" integrado.


Actualização: o grupo Muse está a tentar minimizar os estragos, dizendo que não irá vender os dados, mas é algo que será insuficiente para recuperar a confiança dos utilizadores.

2 comentários:

  1. Há pouca esperança na humanidade...

    ... pelo menos, no grupo da humanidade que domina as tecnologias de informação...
    😣😣

    ResponderEliminar
  2. https://github.com/audacity/audacity/discussions/1225

    ResponderEliminar