2021/07/21

Notícias do dia

Jeff Bezos estreia viagens ao espaço da Blue Origin; Tesla abre Superchargers a outras marcas ainda este ano; Netflix diz que jogos não irão custar extra (mas não diz se as mensalidades vão aumentar); Chrome 92 para iOS com protecção Face ID e screenshots com scroll; DuckDuckGo lança serviço de reencaminhamento de email privado.

Antes de passarmos às notícias de hoje, já temos novo passatempo gadget da semana que desta vez te pode valer um powerbank Addtop de 26800 mAh.

Europa quer proibir criptomoedas anónimas

A UE está a preparar uma proposta de lei que obrigaria todas as transferências de criptomoedas a terem o emissor e o destinatário devidamente identificados, incluindo nome, morada, e data de nascimento. Uma medida que pretende aplicar às criptomoedas as mesmas regras anti lavagem de dinheiro já existentes para o dinheiro tradicional.

Se a proposta for aprovada poderá também ser ilegal disponibilizar criptomoedas completamente anónimas, ao estilo do Monero, concebidas especificamente para dificultarem a identificação dos seus detentores e as transferências. Um assunto que seguramente irá dar que falar e será discutido ao longo dos próximos anos.


Google Maps com atrasos e lotação de transportes públicos

A Google está a expandir a indicação de atrasos e lotação nos transportes públicos a mais cidades, até às que não disponibilizam um sistema centralizado de acesso a esses dados, graças à informação recolhida pelos utilizadores.

Não só será útil para saber se aquele autocarro que deveria chegar a determinada hora está afinal atrasado e ainda vamos a tempo de o apanhar, como também auxiliar nos casos em que não se quer seguir num comboio apinhado quando se tem uma alternativa mais vazia alguns minutos mais tarde.


Google Bookmarks encerra no final de Setembro

Afinal não é só o My Maps. Também o Google Bookmarks, o serviço que permitia manter uma lista de páginas e locais, vai encerrar a 30 de Setembro, sendo recomendável que quem o utiliza faça a exportação dos seus links antes que desapareçam.

Esta situação fez levantar algumas preocupações pois por aqui também apareciam locais favoritos marcados com a "estrela" no Google Maps, fazendo temer que também esses locais desaparecessem do Google Maps. Mas a Google já veio esclarecer que não há motivo para alarme. Os locais marcados como favoritos / estrelas no Google Maps continuarão a funcionar como sempre.


Jon Stewart goza com a nova "corrida espacial"


Jon Stewart está quase a regressar aos nossos televisores com um novo programa "The Problem with Jon Stewart" na Apple TV+, e por agora vai acompanhado os tópicos do momento, como a nova corrida ao espaço que mais parece uma brincadeira de bilionários.


Agora é só aguardar até Setembro, para vermos a estreia deste novo programa.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Os ataques DoS / DDoS (denial-of-service / distributed denial-of-service attack) consistem em saturar um servidor ou serviço com o máximo possível de comunicações simultâneas, fazendo com que seja incapaz de dar resposta aos pedidos legítimos. Actualmente quase todos estes ataques são DDoS, em que são usados centenas ou milhares de dispositivos infectados (botnets) para criar tráfego adicional que ajude nessa tarefa. Em 2020, um ataque à Amazon Web Services atingiu picos de tráfego de 2.3 terabits por segundo.

1 comentário:

  1. "The new rules would also prohibit providing anonymous crypto-asset wallets."

    Em vez de proibir o uso de moedas "anónimas" como o Monero, penso que a intenção é proibir aplicações que disponibilizam *carteiras* anónimas. Ora isto incluiria aplicações como a Electrum e afins.

    De qualquer das formas, é mais um conjunto de medidas ridículas e embaraçosas para a união europeia.

    ResponderEliminar