2021/07/06

OnePlus apanhada a limitar o desempenho de apps para prolongar autonomia

A OnePlus muito apregoa o desempenho dos seus smartphones, mas depois impede que os utilizadores o possam utilizar, limitando o desempenho nas apps populares.

No passado, devido à corrida pelos melhores resultados nos benchmarks, vimos vários fabricantes que faziam a batota de detectar o nome das apps de benchmark, aplicando overclock ao smartphone para obterem pontuações acima do que seria possível em funcionamento normal. Agora, temos algo idêntico, mas em sentido inverso: a OnePlus está a detectar o nome de inúmeras apps, e a aplicar uma limitação de CPU no OnePlus 9 para que não possam utilizá-lo ao máximo.
Isto não está a ser feito apenas para uma ou duas apps, mas para praticamente todas as apps populares, incluindo o Chrome, Twitter, Facebook, Amazon, YouTube, Netflix, etc. com a única explicação possível a ser a de tentar maximizar a autonomia do OnePlus 9.

Tal como no caso dos benchmarks, a situação é completamente ridícula, ainda mais vindo de uma empresa que repetidamente insiste no nível de desempenho dos seus smartphones - mas que, como se vê, parece ser apenas uma artimanha de marketing, já que depois, na prática, impede os seus utilizadores de poderem tirar partido de todas as capacidades do CPU no seu smartphone; e, a pior parte, fazendo-o secretamente, revelando uma completa falta de respeito e consideração pelos seus clientes.


Actualização: Em vez de admitir que errou, a OnePlus diz que os utilizadores não precisam da velocidade máxima dos chips mais recentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]