2021/08/28

Dawn Mk-II Aurora faz os primeiros voos

O Dawn Mk-II Aurora já fez os seus primeiros voos, dando mais um importante passo no seu longo caminho para se tornar num avião espacial de lançamento de satélites para órbita.

A Dawn Aerospace quer tirar os foguetes tradicionais para lançar satélites para o espaço, e em vez disso aposta num avião espacial de lançamento, que elevará a carga até bem alto na atmosfera terrestre, e depois deixando apenas o trajecto final da viagem para um foguete de menores dimensões que tira partido da sua velocidade e altitude. Já tínhamos falado dele no início do ano, mas agora podemos vê-lo nos seus primeiros voos de teste.


Por agora o avião estava equipado com motores convencionais, pois o objectivo era testar a integração com os sistema de controlo de tráfego aéreo, assim como fazer aterragens e preparação para novo voo num curto espaço de tempo (menos de 90 minutos). A Dawn Aerospace já obteve as autorizações para operar a sua aeronave a partir de aeroportos comuns, dispensando a necessidade de uma dispendiosa base de lançamentos exclusiva.

Este Mk-II é pequeno e destina-se a levar micro-satélites para órbita; mas o modelo MK-III que se seguirá já terá 18 metros de comprimento e poderá elevar para o espaço cargas com até 250 kg.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)