2021/08/17

Jeff Bezos processa NASA por causa de contrato lunar com a SpaceX

Tendo obtido uma resposta negativa às suas reclamações contra a SpaceX, Jeff Bezos avança com um processo contra a NASA.

Jeff Bezos não é um homem habituado a não ter o que quer, e isso volta a ficar confirmado. Depois da reclamação contra o contrato da NASA que foi atribuído unicamente à SpaceX para desenvolver um módulo lunar, e que uma entidade externa veio indeferir, dizendo que a atribuição foi perfeitamente válida segundo os critérios estabelecidos, a Blue Origin avança com um processo contra a NASA.

Relembre-se que mesmo antes da decisão ter sido conhecida, Bezos já tinha tentado aliciar a NASA com a promessa de investimento de 2 mil milhões de dólares - mas esquecendo-se de referir que, mesmo com esse dinheiro "oferecido", a sua proposta continuava a ser mais cara do que a da SpaceX que tinha sido escolhida.

O processo está protegido, sabendo-se apenas que diz respeito ao processo de decisão da NASA que atribuiu o contrato à SpaceX - e que, quer resulte ou não em algo, irá seguramente provocar mais atrasos no projecto de regresso à Lua (que de qualquer modo já teria poucas probabilidades de cumprir o objectivo de lá chegar em 2024). Por este andar, teremos processo atrás de processo até que Bezos obtenha a resposta que quer... ou até que a NASA se farte e diga que a Blue Origin fica oficialmente banida de enviar propostas, por estar constantemente a bloquear o desenvolvimento da missão com reclamações e processos.

1 comentário: