2021/08/03

MS revela preços do Windows 365

A MS revelou recentemente o Windows 365, uma versão do Windows na cloud, e agora dá a conhecer os preços.

O Windows 356 segue a mesma tendência já iniciada com o Office 365, disponibilizando os seus produtos via cloud com uma subscrição associada. Neste caso, os utilizadores passam a ter acesso a um computador remoto, com preço a variar em função das especificações desejadas.

Os preços começam nos $20 para as versões Windows 365 Business e Windows 365 Enterprise, com o primeiro a ter um limite máximo de 300 utilizadores. Existe também um desconto para quem já tiver licenças cloud, na modalidade que "Hybrid Benefit":
  • $20 por utilizador por um único virtual core, 2 GB RAM e 64 GB de espaço ($24 sem Windows Hybrid Benefit)
  • $158 por utilizador por 8 virtual cores, 32 GB RAM e 512 GB de espaço ($162 sem Windows Hybrid Benefit)

São preços que por agora não fazem qualquer sentido para utilizadores particulares, mas que terão que ser enquadrados por uma perspectiva empresarial, onde a a possibilidade de ter uma máquina "à medida" independentemente do hardware físico que se tiver, a partir de qualquer browser, pode facilitar imenso a gestão da sua rede.

Veremos quanto tempo irá demorar até a MS começar a tentar empurrar os consumidores domésticos para um Windows na cloud como este, potencialmente oferecendo um "mini-Windows" gratuito só para arrancar o computador e dar acesso a um browser, e depois atirando o utilizador para a versão virtual. Afinal, já o faz com os jogos através do serviço xCloud, e ter um Windows "de trabalho" não será mais complicado que isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)