2021/09/03

Análise aos auscultadores Sony WH-1000XM4

Os headphones com cancelamento de ruído da Sony são considerados modelos de referência no mercado, e finalmente tivemos oportunidade de testar o seu modelo mais recente, os Sony WH-1000XM4.

A IFA em Berlim era o palco escolhido pela marca Japonesa para apresentar os seus famosos auscultadores sem fio. Curiosamente, acabou por não o fazer em 2019, abrindo um hiato que só viria a ser interrompido em meados de 2020 com a apresentação dos WH-1000XM4. 

O atraso no lançamento, a tardia chegada ao mercado nacional, os constrangimentos provocados pelo COVID e um sem número de equipamentos para analisar ao mesmo tempo, levaram a que só recentemente tenhamos tido a oportunidade de passar alguns dias com estes auscultadores da Sony.


Os Sony WH-1000XM4


A caixa de cartão segue o design dos anteriores modelos, com o auricular em destaque.


Na traseira, como também tem sido habitual, um resumo das principais funcionalidades, assim como um útil conjunto de informação, que rapidamente põe o utilizador a par do que tem em mãos.


Ao retirar a tampa, um folheto informativo sobre a configuração inicial dos auriculares, com a Sony a encaminhar o utilizador para o download da sua aplicação Headphones. De referir que o NFC e as mais recentes versões do Android tornam este processo ainda mais simples, ficando o utilizador com varias opções para este fim.


No interior da caixa, a velha conhecida caixa de transporte, que se mantém quase inalterada ao longo dos anos. 


No interior, em modo compacto, os auriculares e os acessórios.


Neste campo não há novidades, com a marca Japonesa a manter o mesmo set apresentado com os 1000XM3: cabo áudio 3,5mm, cabo USB-A/USB-C e o adaptador para utilizar em voo.


Em equipa que ganha, não se mexe, ou no caso da Sony, não se inventa. Estes auscultadores sem fios Sony WH-1000XM4 seguem o desgin dos anteriores modelos, com as diferenças a serem mínimas, impercetíveis, diga-se.


A indicação do lado do auricular está na face interior e não no exterior. Não sendo uma novidade, obriga a que o utilizador se habitue a olhar para esta zona, para saber qual o posicionamento correcto. O auricular do lado esquerdo, apresenta no seu interior um sensor de proximidade, que em conjunto com dois sensores de aceleração, conseguem detectar se os estamos a utilizar ou não e, adaptando a reprodução, para minimizar o consumo da bateria.


Botões e ligações foi copiar/colar. Apenas dois botões: power/bluetooth e cancelamento de ruído ou em alternativa, chamar o assistente de voz. Entrada para um jack de 3,5mm e uma porta USB-C para carregamento dos auticulares.

Em utilização


O conforto em utilização era um dos pontos fortes da série 1000X da Sony e estes WH-1000XM4 seguem esta tradição, se bem que com uma alteração que poderá causar desconforto a algumas pessoas. Os auscultadores mantêm uma haste extensível para aumentar o curso dos auriculares, mas a dimensão mínima com a haste recolhida terá sido alterada, aparentando um arco maior, que poderá ser menos confortável para uma cabeça mais pequena.

As almofadas dos auriculares, assim como o espaço interior para alojar as orelhas são exemplares, permitindo um conforto acrescido, mesmo durante algumas horas de utilização.

Em termos de autonomia, a Sony avança com 30 horas de utilização com o cancelamento de ruído activado, podendo chegar às 38 horas, com este último desligado. Uma carga completa da bateria leva cerca de 3 horas, pelo que o melhor será utilizar os auriculares durante alguns dias, aproveitando depois a noite para proceder ao carregamento.

A qualidade de som mantém o elevado nível apresentado pelos WH-1000XM3, com estes WH-1000XM4 a disponibilizarem uma sonoridade envolvente, equilibrada, um verdadeiro deleite sonoro, onde apenas poderá faltar um pouco de potência, para quem gosta de um volume mais elevado.

O cancelamento de ruído continua a cargo do mesmo processador que equipa o modelo anterior, com o QN1 a manter um nível de excelência, mesmo nas situações mais ruidosas, isto sem prejuízo da qualidade sonora, que curiosamente deixa de contar com suporte para áudio aptX, ficando "limitada" ao superior rendimento do LDAC.

A possibilidade de detectar uma conversação poderá ser interessante para quem não seja fã do gesto de cobrir o auricular com a mão. Activando o registo da localização, será também possível utilizar uma gestão automática das definições, com os auriculares a ajustarem os parâmetros de audição em função do local onde nos encontrarmos.  

O controlo por gestos mantém as funcionalidades já conhecidas, com o utilizador a poder configurar o toque simples, duplo e continuado e o botão físico em função das suas preferências, com este último a permitir o controlo do cancelamento de ruído (activo), ou em alternativa chamar o assistente de voz (Google Assistant ou Amazon Alexa)

Apreciação Final


Entrar no comboio ter uma viagem descansada ou estar no local de trabalho sem ouvir os barulhos que nos rodeiam, são possibilidades que justificam por si só a aquisição destes auscultadores da Sony.

A marca japonesa esteve mais uma vez à altura das expectativas, mantendo uma melódica qualidade de som, associada a um cancelamento de ruído de excelência, argumentos que fazem destes Sony WH-1000XM4 uma opção incontornável para quem procura uns auscultares de qualidade superior, razão pela qual são merecedores da nossa mais alta distinção, recebendo o tão desejado "ESCALDANTE", só ao nível dos melhores, dos melhores.

O preço continua a ser o ponto menos positivo (embora já possa ser encontrado a €299), sobretudo se tivermos em conta que os WH-1000XM3 se podem encontrar no mercado por valores a começar nos €220. A capacidade de ajustar o som em função do local em que nos encontramos e a detecção da nossa voz, serão os principais argumentos para justificar a diferença de preço entre os dois modelos, sendo certo que o consumidor ficará bem servido com ambos.

Os auscultadores sem fios Sony WH-1000XM4 não desiludem, estando à altura do sucesso alcançado pelos anteriores modelos, sendo por isso uma opção incontornável para quem procura um produto de qualidade superior.


Sony WH-1000XM4 

Escaldante




Prós

  • Qualidade de som
  • Cancelamento de ruído 

Contras

  • Preço
  • Tamanho mínimo do curso

Sony WH-1000XM4

Escaldante (5/5)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)