2021/09/14

Notícias do dia

O dia de hoje foi dominado pelas apresentações da Apple, com os novos iPhone 13 e 13 Pro, Apple Watch 7, e iPad e iPad mini; sendo que também tivemos direito ao iOS 14.8 que corrige as vulnerabilidades usadas pelo spyware do NSO Group. Mas além disso, vimos os smart glasses da Xiaomi; transcrição de mensagens de voz no WhatsApp; que o Autopilot da Tesla reduz atenção dos condutores; e que o Twitch recorreu aos tribunais para lidar com utilizadores tóxicos.

Antes de passarmos às notícias, temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer um transmissor BT - FM para o carro.

Casos de Covid-19 nas crianças aumentam 30x nos EUA

Dos EUA chegam relatos preocupantes, com as novas variantes de Covid-19 a começarem a alastrar drasticamente entre as crianças. Só nas últimas duas semanas foram detectados 500 novos mil casos em crianças, representando um aumento de 30 vezes face aos números do final de Junho - e em grande parte devendo-se à variante Delta.
Por agora a vacinação nos EUA continua a estar limitada a crianças com mais de 12 anos, embora se espere que até ao final do ano essa idade mínima seja baixada para os 5 anos e, posteriormente para os 6 meses. Por agora, a única atenunante é que mesmo infectadas, os casos de mortes de crianças devido a Covid-19 continuam a ser praticamente nulas.


Sony encerra servidores dos Little Big Planet sem aviso

Relembrando que os jogos com componente online são jogos que inevitalvemente ficarão "pendurados", temos este novo caso da Sony surpreender os seus jogadores e clientes com o encerramento dos servidores para quatro dos jogos Little Big Planet - o Little Big Planet, Little Big Planet 2, Little Big Planet 3, e Little Big Planet da PS Vita.

A Sony não deu qualquer pré-aviso para este encerramento, dizendo apenas que a decisão foi tomada tendo em conta "questões de segurança", que podem ser directamente relacionadas com os muitos ataques e hacks que foram sendo feitos a este jogos ao longo do último ano. Em vez de resolver o problema da segurança, a Sony opta pela medida mais fácil de simplesmente desligar os servidores e acabar com o modo multiplayer desdes jogos, numa medida que seguramente não irá ser esquecida pelos fãs.


Expansão de SSD na PS5 chega a todos

Depois da fase de testes, a Sony activa finalmente para todos os utilizadores a possibilidade de expansão da capacidade da PS5 usando um SSD M.2, com a chegada da actualização do sistema de Setembro.

No entanto, não pensem que poderão reciclar um SSD M.2 que tenham lá por casa. Será preciso um SSD M.2 PCIe 4.0 com um nível de desempenho elevado, e preferencialmente equipado com dissipador para garantir que o seu desempenho se irá manter mesmo quando as coisas "aquecerem".



Xbox Series X/S com Remote Play no PC

A Microsoft adicionou finalmente às Xbox mais recentes - Series X/S - a capacidade de fazer remote Play para um PC, tal como já era possível na Xbox One. O acesso é feito via a Xbox app no PC, que se junta aos dispositivos Android e iOS; e para além de permitir jogar os jogos que se tiverem na Xbox (ideal para quando o televisor da sala está ocupado) também dá acesso aos jogos xCloud completamente remotos, com streaming feito da cloud e sem necessidade de ligar a Xbox.

Considerando que também as Xbox vão ter acesso aos jogos xCloud, vai ser curioso ver se será possível fazer Remote Play de uma Xbox local a correr um jogo xCloud, para se ter o streaming de um jogo via streaming. :)


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro smartphone da Nokia foi o Nokia 1011 lançado em 1992. O número 1011 fazia referência à sua da de lançamento, a 10 de Novembro.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)