2021/09/22

Notícias do dia

Investigador descontente revela falha no iOS 15 que permite aceder ao Notes com ecrã bloqueado; Amazon lança novos Kindle Paperwhite; modo macro automático chateia nos iPhone 13; Windows 11 PC Health Check disponível para todos; Apple quer detectar depressão e problemas cognitivos com o iPhone; e Lituânia aconselha cidadãos a deitarem fora smartphones da Xiaomi por causa de censura.

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos novo passatempo gadget da semana que te pode valer um oxímetro de dedo CocoBear.

Facebook apresenta mais notícias positivas sobre FB no feed dos utilizadores

O Facebook teve anos para estudar o impacto que diferentes notícias têm nos utilizadores, e agora parece estar a tirar partido directo disso. Zuckerberg aprovou uma campanha de "melhoramento de imagem" do Facebook, que irá apresentar mais notícias que mostrem uma imagem positiva do Facebook nos feeds dos utilizadores.

Uma medida que se arrisca a poder não dar os frutos pretendidos considerando os múltiplos casos porque está a ser investigado, mas podendo ser uma aposta bem pensada em que o FB considera que conseguirá influenciar a opinião pública / dos seus utilizadores, para utilizar com escudo em casos que venham a penalizar a sua imagem nos próximos tempos. Parece que iremos descobrir se os utilizadores são verdadeiramente fiéis ao serviço (ou de alguma forma manipulados para o serem), ou se apenas o utilizam porque sentem que não têm qualquer alternativa.


Nokia G50 5G

A Nokia apresentou um novo smartphone de gama média com 5G. O Nokia G50 5G vem com ecrã LCD de 6.81", Snapdragon 480, com 4 GB + 64 GB ou 6 GB + 128 GB e microSD até 512 GB, câmaras de 48 MP + 5 MP ultrawide + 2 MP depth, e bateria de 5000 mAh com carregamento rápido de 18 W. Temos ainda WiFI 6, BT 5.0, NFC, USB-C, e sensor de impressões digitais no botão de power, além de um botão dedicado para o Google Assistant.

O G50 5G será lançado já com Android 11, e terá direito a 2 anos de actualizações do sistema e 3 anos de actualizações de segurança. Os preços começam nos 270 euros para o modelo de 4 GB + 64 GB.


Dados de 106M de turistas que visitaram Tailândia expostos na net

Qualquer turista que tenha visitado a Tailândia nos últimos dez anos arrisca-se a constar no mais recente leak de dados, com informação referente a 106 milhões de pessoas a ter ficado disponível publicamente na net.

Entre os dados expostos estão coisas como: nome completo, género, número do passaporte, tipo de visa, estado de residência, data de chegada à Tailândia, e outras informações. Embora não seja informação propriamente problemática, pode pôr em causa o desejo de privacidade destas pessoas, revelando se têm estatuto de residência no país, por exemplo.


Falha no macOS permite execução remota de comandos

Foi revelado uma nova vulnerabilidade grave no macOS, que permite executar comandos maliciosos usando ficheiros "Internet location files" com extensão .inetloc.

Os investigadores de segurança criticam o tratamento da Apple a esta falha, não tendo atribuído nenhuma referência à vulnerabilidade, como é habitual, e ainda por cima não corrigindo a falha devidamente - que continua a permitir diversas variantes apesar da Apple dizer que já foi corrigida. Parece que será mais um caso a juntar a outros, em que investigadores dizem que a Apple está a lidar muito mal com as vulnerabilidades reportadas.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A primeira placa de som Sound Blaster 1.0 da Creative Labs foi lançada em 1989, prometendo dar aos PCs capacidades sonoras nunca antes ouvidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)