2021/10/15

Amazon coloca os seus produtos à frente das outras marcas

A Amazon está a recorrer a tácticas bastante duvidosas, colocando os seus produtos em destaque mesmo quando produtos de outras marcas têm melhores avaliações.

Depois de uma série de remoções de marcas dizendo que as mesmas estavam envolvidas em esquemas de manipulação dos resultados, temos agora um estudo que acusa a Amazon de fazer o mesmo, de forma ainda mais flagrante, para os seus próprios produtos. Depois de se ter descoberto que na Índia a Amazon chegava ao ponto de copiar descaradamente produtos de sucesso e promovê-los à frente dos produtos originais, descobre-se que essa prática é afinal mais global do que se pensava.

Um estudo feito sobre os resultados das pesquisas feitas na Amazon revela que a empresa coloca frequentemente os produtos das suas próprias marcas em destaque, à frente de produtos de outras marcas que têm mais e melhores avaliações.

Este tipo de prática já originou vários processos a outras empresas (como a Google) e é de esperar que se venha a repetir com a Amazon. Este é um dos problemas de quando uma empresa que detém uma plataforma começa a fazer concorrência directa aos vendedores que a utilizam, podendo tirar partido de uma série de vantagens - como saber que produtos são mais procurados e mais vendidos - para poder fazer responder de acordo, como chegando ao cúmulo de fazer réplicas desses produtos e depois colocá-los à frente dos resultados legítimos.

Mesmo tendo a sua dimensão global e áreas de actuação tão vastas que se espalham pelos serviços na cloud, streaming, jogos e tudo o mais, parece ser inevitável que a Amazon se arrisque a multas bilionárias se não mudar este tipo de comportamento - ficando no entanto a dúvida sobre se não continuará a ser-lhe mais vantajoso simplesmente pagar as multas e continuar a fazer o que faz.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)